Prorrogação de contratos na nova Lei de Licitações nº 14.133/2021

Tipos de ajustes & Motivos do atraso de conclusão do objeto

Doutrina

Antes da edição da Lei nº 14.133, de 2021, publicamos artigo enfrentando o tema “prorrogação de contratos administrativos” à luz da Lei nº 8.666, de 1993, e da Lei baiana nº 9.433, de 2005, esta última a primeira lei de uma unidade da federação a disciplinar licitações e contratos administrativos.

Vale registrar que o Estado da Bahia, no uso da competência suplementar para legislar sobre o tema, introduziu grandes inovações no texto daquele diploma, tais como a inversão das fases da licitação; a possibilidade de saneamento de falhas; a desconsideração da personalidade jurídica de empresas para fins de aplicação das penas de suspensão e impedimento de licitar, dentre outras. Também assentou no seu texto o procedimento do credenciamento, instituto a ser utilizado em situações de inexigibilidade de licitação em razão da impossibilidade de confronto entre interessados, nas quais certas necessidades da Administração pudessem ser mais bem atendidas mediante a contratação do maior número de prestadores de serviços. E previu penalidades para licitantes por faltas praticadas na licitação, quando a Lei federal de então não continha essa previsão.

Enfim, como um marco no tema de licitações, a lei baiana impactou no novo diploma federal editado em 2021, que absorveu no seu texto as inovações acima mencionadas.

Uma atualização do tema enfrentado naquele artigo pareceu-nos de utilidade, agora cotejando os textos dos dois diplomas federais, a Lei nº 8.666, de 1993, e a Lei nº 14.133, de 2021.

Você também pode gostar

Questões que foram, por muito tempo, objeto de controvérsias doutrinárias e de diferentes julgados das Cortes de Contas de diversas unidades federativas dizem respeito à possibilidade de prorrogação de prazos dos contratos administrativos após ocorrida a sua expiração, sem a tempestiva celebração de termos aditivos.

Uma releitura das disposições da Lei nº 8.666 de 1993, vistas como estão hoje postas na nova Lei de Licitações nº 14.133, de 2021, parece-nos de grande utilidade. Vamos lá.

Texto completo aqui! 

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores