Licitações: os índices econômico-financeiros devem ser atendidos nos dois últimos exercícios?  |  Blog da Zênite

Licitações: os índices econômico-financeiros devem ser atendidos nos dois últimos exercícios?

Contratação PúblicaLicitação

O Boletim de Jurisprudência nº 602 do Tribunal de Contas da União (TCU), divulgado em 28 de setembro de 2026, registrou o seguinte entendimento, firmado no Acórdão nº 2.418/2026 – Plenário, de relatoria do Ministro Benjamin Zymler:

“O art. 69, inciso I, da Lei 14.133/2021, ao fazer referência às demonstrações contábeis dos dois últimos exercícios sociais, não impõe que todos os requisitos de habilitação econômico-financeira previstos no edital sejam necessariamente atendidos em cada um dos exercícios. Esses requisitos devem ser definidos de acordo com sua finalidade e devidamente motivados, sendo a aferição com base no último exercício social a solução ordinária para os índices de liquidez, capital circulante e patrimônio líquido, salvo justificativa concreta para estender a análise ao exercício precedente.”

O enunciado separa duas exigências que, na prática, costumam ser tratadas como uma só. A primeira é documental: o licitante deve apresentar as demonstrações contábeis dos dois últimos exercícios sociais. A segunda é material: os indicadores extraídos dessas demonstrações devem alcançar os patamares mínimos fixados no edital. A primeira decorre diretamente da lei. A segunda, segundo o TCU, não decorre automaticamente da primeira e, como regra, deve ser aferida apenas no exercício mais recente.

O TEXTO DA LEI APONTA NO MESMO SENTIDO

Você também pode gostar

Embora o enunciado não reproduza a fundamentação do voto, a leitura do próprio art. 69 da Lei nº 14.133/2021 oferece ao menos três elementos que sustentam a conclusão do Tribunal.

O primeiro está no caput. A habilitação econômico-financeira “visa a demonstrar a aptidão econômica do licitante para cumprir as obrigações decorrentes do futuro contrato”, por meio de índices “devidamente justificados no processo licitatório”. A finalidade é prospectiva: interessa saber se a empresa tem condições de executar o contrato que está por vir, e não premiar ou punir o seu desempenho passado. O balanço mais recente é, por natureza, o retrato mais próximo dessa capacidade. Essa leitura se harmoniza com o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, que somente admite exigências de qualificação econômica “indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações”. Toda exigência que vá além do necessário precisa, portanto, ser justificada.

O segundo está no § 6º, segundo o qual os documentos do inciso I “limitar-se-ão ao último exercício no caso de a pessoa jurídica ter sido constituída há menos de 2 (dois) anos”. O dispositivo decorre, é certo, de uma impossibilidade material, e não resolve a controvérsia sozinho. Mas revela que o legislador não considerou a análise de um único exercício incompatível com a finalidade da habilitação econômico-financeira. Se a dupla aprovação fosse da essência do inciso I, as empresas mais novas acabariam submetidas a um crivo menos rigoroso do que o imposto às empresas consolidadas, o que dificilmente se explica.

O terceiro está no § 4º, que autoriza a Administração a exigir capital mínimo ou patrimônio líquido mínimo de até 10% do valor estimado da contratação. Trata-se de um indicador que só tem sentido como fotografia atual: um patrimônio líquido que existiu há dois anos e já não existe não oferece garantia alguma ao contrato. Não por acaso, o enunciado do TCU inclui o patrimônio líquido entre os parâmetros aferidos, como regra, no último exercício.

Lido nesse contexto, o inciso I funciona como regra de documentação, e não de dupla aprovação: a lei determina quais demonstrações devem ser apresentadas, mas deixa ao edital, devidamente motivado, a definição de como e em relação a qual período os índices serão aferidos.

Texto completo aqui!

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Contratação PúblicaGovernançaLicitação

O uso de inteligência artificial nas licitações e contratações públicas (Lei nº 14.133/2021): prevenção a fraudes, transparência e responsabilidade do gestor

RESUMO O artigo examina a utilização de sistemas de Inteligência Artificial (IA) e algoritmos de monitoramento no âmbito da Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos (Lei nº 14.133/2021). Analisa-se...

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite