Uma nova visão sobre a contratação pública

Planejamento

A visão atual da contratação pública é baseada na ideia de que o processo tem apenas duas fases: a licitação e o contrato. Essa visão precisa ser repensada, pois traduz uma realidade parcial do fenômeno da contratação pública e ignora sua dimensão mais importante: o planejamento, que integra a fase interna e é anterior à licitação e ao contrato. O fenômeno da contratação pública tem sido visto de forma parcial, inclusive pelo próprio legislador. Basta ver como essa realidade é disciplinada na legislação vigente (Lei nº 8.666/93 e Lei nº 10.520/02) para perceber a procedência dessa afirmação. Essa visão precisa ser repensada porque precisamos ver o processo de contratação na sua dimensão integral.

A nova visão da contratação pública considera esse fenômeno de forma ampla, integrada e precisa. A contratação é vista, portanto, como um fenômeno estruturado em três fases distintas: interna, externa e contratual. A fase interna destina-se a realizar o planejamento da contratação, a definir o encargo, a reduzir riscos e a formalizar todas as condições no edital. A fase externa visa a apurar as condições pessoais dos licitantes e a identificar a melhor relação benefício-custo para a Administração. Por fim, é na fase contratual que o encargo identificado em decorrência do planejamento e definido no edital é cumprido e o preço apurado na fase externa (licitação) é pago pela Administração.

É preciso perceber, no entanto, que a nova concepção está centrada na ideia de planejamento da contratação. Planejamento num sentido amplo e preciso. Nesse sentido, a nova visão parte da certeza de que é o planejamento (fase interna) que condiciona todas as demais fases e etapas do processo e determina ou não o sucesso da contratação. Logo, essa é a fase mais importante de todas, e não a licitação ou o contrato, como se pensa e se afirma.

Vamos utilizar esse novo espaço criado pela Zênite para analisar os mais diferentes aspectos que envolvem o planejamento da contratação pública.

Apenas para situar o leitor, devo dizer que, na minha visão, a fase de planejamento da contratação pública é estruturada em 13 diferentes etapas. A primeira delas é a da identificação da necessidade. Para conhecer todas as demais etapas que integram o planejamento da contratação, basta clicar no link ao lado: o ciclo das 13 etapas do planejamento.

No próximo POST, vamos entender um pouco melhor por que temos dificuldades para resolver vários problemas que afetam a área da contratação pública.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores