Contratação diretaContratação PúblicaLicitaçãoNova Lei de LicitaçõesVídeos
Terceirização em foco - Inclui novidades do Decreto nº 12.174/2024
por Equipe Técnica da ZêniteCapacitação Online | 18 a 21 de fevereiro
Desde a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) aplicável ao exercício de 2009 há previsão para que as entidades de Serviços Social Autônomo, conhecidas como entidades do Sistema S, divulguem, pela internet, “dados e informações acerca dos valores recebidos à conta das contribuições, bem como aplicações efetuadas, discriminadas por finalidade e região”. (Grifamos.) (Art. 6º, § 3º, da Lei nº 11.768/2008.)
A LDO aplicável ao exercício de 2010 acrescentou à necessidade de divulgação a observância do prazo semestral (Art. 6º, § 3º, da Lei nº 12.017/2009.). Já a LDO de 2011 diminuiu o intervalo de divulgação para (04) quatro meses (Art. 6º, § 3º da Lei nº 12.309/2010.), alteração essa mantida na LDO de 2012 (Art. 6º, § 3º, da Lei nº 12.465/2011.).
Já a LDO de 2013 (Lei nº 12.708/2012.) trouxe o art. 115, §§ 1º e 2º, que ampliou a gama de informações a serem disponibilizadas e diminuiu o intervalo de divulgação para trimestral, vejamos:
Art. 115. As entidades constituídas sob a forma de serviço social autônomo, destinatárias de contribuições dos empregadores, incidentes sobre a folha de salários deverão divulgar, trimestralmente, na respectiva página na internet, em local de fácil visualização, os valores arrecadados e a especificação de cada receita e de cada despesa constantes dos respectivos orçamentos, discriminadas por natureza, finalidade e região.
§ 1o As entidades previstas no caput divulgarão também seus orçamentos de 2013 na internet.
§ 2o As entidades de que trata o caput divulgarão e manterão atualizada nos respectivos sítios na internet, além da estrutura remuneratória dos cargos e funções, a relação dos nomes de seus dirigentes e dos demais membros do corpo técnico. (Grifamos.)
Por fim, a LDO de 2014 (Lei nº 12.919/2013), aprovada no dia 24 de dezembro de 2013, alterou apenas o número do dispositivo para art. 113, mantendo integralmente a redação do art. 115, da LDO de 2013.
Como visto, a exigência legal de divulgação da destinação dos recursos parafiscais pelas entidades do Sistema S foi sendo ampliada desde seu surgimento na LDO de 2009 e já abrange hoje, com a LDO de 2014 (art. 113 e §§ 1º e 2º, da Lei nº 12.919/2013), a obrigatoriedade de publicação na internet: 1) dos valores arrecadados e a especificação de cada receita e cada despesa; 2) do orçamento anual da entidade; 3) e da estrutura remuneratória de cargos e funções e identificação de dirigentes e dos membros do corpo técnico.
O posicionamento do TCU, que é responsável pela fiscalização das contas das entidades do Sistema S, caminha no sentido de dar cumprimento ao disposto na LDO.
Em Acórdão proferido em novembro/2013, o referido tribunal determinou que: “9.1 nos termos do art. 115 da Lei 12.708/2012, divulgue trimestralmente, na respectiva página na internet, em local de fácil visualização, todos os valores arrecadados e a especificação de cada receita e de cada despesa constantes dos respectivos orçamentos, discriminadas por natureza, finalidade e região, bem como seu orçamento anual.” De acordo como relator, tal medida tem como objetivo resguardar a “transparência que deve permear todo o ciclo de previsão, arrecadação e dispêndio de verbas públicas”. (TCU, Acórdão nº 3.214/2013, Rel. Min. José Múcio Monteiro, j. em 27.11.2013.)
O Min. Raimundo Carreiro, ao proferir sua declaração de voto apontou também que embora o tribunal venha adotando, nos últimos anos, a prática de não expedir determinações para “simples” cumprimento de lei, considerou oportuno faze-lo porque após exame de páginas na internet de algumas entidades foi constatado que apenas uma vem cumprindo de maneira razoável a determinação contida no art. 115, da Lei 12.708/2012 (LDO de 2013).
Considerando a previsão legal e a recente manifestação do TCU, as entidades do Sistema S devem observar as determinações da LDO, dando publicidade, trimestralmente: 1) aos valores arrecadados e a especificação de cada receita e cada despesa; 2) ao orçamento anual da entidade; 3) acerca da estrutura remuneratória de cargos e funções e identificação de dirigentes e dos membros do corpo técnico.
Segue breve resumo da evolução legislativa para consulta:
LDO 2014 – LEI Nº 12.919, DE 24 DEZEMBRO DE 2013.
Art. 113. As entidades constituídas sob a forma de serviço social autônomo, destinatárias de contribuições dos empregadores, incidentes sobre a folha de salários deverão divulgar, trimestralmente, na respectiva página na internet, em local de fácil visualização, os valores arrecadados e a especificação de cada receita e de cada despesa constantes dos respectivos orçamentos, discriminadas por natureza, finalidade e região.
§ 1o As entidades previstas no caput divulgarão também seus orçamentos de 2014 na internet.
§ 2o As entidades de que trata o caput divulgarão e manterão atualizada nos respectivos sítios na internet, além da estrutura remuneratória dos cargos e funções, a relação dos nomes de seus dirigentes e dos demais membros do corpo técnico.
LDO 2013 – LEI Nº 12.708, DE 17 DE AGOSTO DE 2012.
Art. 115. As entidades constituídas sob a forma de serviço social autônomo, destinatárias de contribuições dos empregadores, incidentes sobre a folha de salários deverão divulgar, trimestralmente, na respectiva página na internet, em local de fácil visualização, os valores arrecadados e a especificação de cada receita e de cada despesa constantes dos respectivos orçamentos, discriminadas por natureza, finalidade e região.
§ 1o As entidades previstas no caput divulgarão também seus orçamentos de 2013 na internet.
§ 2o As entidades de que trata o caput divulgarão e manterão atualizada nos respectivos sítios na internet, além da estrutura remuneratória dos cargos e funções, a relação dos nomes de seus dirigentes e dos demais membros do corpo técnico.
LDO 2012 – LEI Nº 12.465, DE 12 DE AGOSTO DE 2011.
Art. 6º, § 3o As entidades constituídas sob a forma de serviço social autônomo, destinatárias de contribuições dos empregadores, incidentes sobre a folha de salários deverão divulgar, quadrimestralmente, pela internet, dados e informações atualizados acerca dos valores recebidos à conta das contribuições constantes dos respectivos orçamentos, bem como das aplicações efetuadas, discriminadas por finalidade e região.
LDO 2011 – LEI Nº 12.309, DE 9 DE AGOSTO DE 2010.
Art. 6º, § 3o As entidades constituídas sob a forma de serviço social autônomo, destinatárias de contribuições dos empregadores, incidentes sobre a folha de salários deverão divulgar, quadrimestralmente, pela internet dados e informações atualizados acerca dos valores recebidos à conta das contribuições constantes dos respectivos orçamentos, bem como das aplicações efetuadas, discriminadas por finalidade e região.
LDO 2010 – LEI Nº 12.017, DE 12 DE AGOSTO DE 2009.
Art. 6º, § 3o As entidades constituídas sob a forma de serviço social autônomo, destinatárias de contribuições dos empregadores, incidentes sobre a folha de salários deverão divulgar, semestralmente, pela internet, dados e informações atualizados acerca dos valores recebidos à conta das contribuições, bem como das aplicações efetuadas, discriminadas por finalidade e região.
LDO 2009 – LEI Nº 11.768, DE 14 DE AGOSTO DE 2008.
Art. 6º, § 3o As entidades constituídas sob a forma de serviço social autônomo, destinatárias de contribuições dos empregadores, incidentes sobre a folha de salários, deverão divulgar, pela internet, dados e informações acerca dos valores recebidos à conta das contribuições, bem como das aplicações efetuadas, discriminadas por finalidade e região.
Capacitação Online | 18 a 21 de fevereiro
RESUMO A Administração Pública tem dever legal e constitucional de inovação. Tal significa que adotar objetos, produtos, sistemas, técnicas ou tecnologias inovadoras é uma ação mandada para os agentes públicos,...
A inteligência artificial tem revolucionado diversas áreas, incluindo a contratação pública. Desde os primeiros avanços em redes neurais até a criação de textos e dados sintéticos, essa tecnologia oferece ferramentas...
Nos últimos anos, a exploração comercial de imagens de operações policiais e intervenções da Receita Federal, especialmente em locais como rodovias e aeroportos, tem sido um tema recorrente na mídia...
O TCU, em representação, deu ciência ao município de que “não atende a motivação necessária para justificar o afastamento da licitação eletrônica, preferencialmente adotada, consoante expresso no art. 17, § 2º, da Lei 14.133/2021,...
O Decreto nº 12.304, de 9 de dezembro de 2024, marca um avanço significativo no fortalecimento da integridade nas contratações públicas do país, ao regulamentar dispositivos importantes da Lei nº...
O TCU, em auditoria, apontou que “o uso da contratação integrada faculta à estatal fazer uso de estimativas expeditas e paramétricas, naquela parte do objeto que não esteja suficientemente detalhada...