Sistema S: sobre a possibilidade de licitar com base na LC 182/2021

Sistema "S"

Questão apresentada à Equipe de Consultores Zênite:

“Somos entidade do Sistema S e indagamos sobre a possibilidade de adotar a Lei Complementar nº 182/2021 para conduzir processos de contratação cujo objetivo seja fomentar o desenvolvimento de startups.”

DIRETO AO PONTO

(…)  concluímos que as Entidades do Sistema S não estão vinculadas às disposições da LC nº 182/2021. Mas, considerando que elas devem atuar com vistas ao atendimento das suas finalidades institucionais, nada impede que adotem referida Lei complementar como parâmetro para o estabelecimento de regras para a realização de licitações especiais voltadas às contratações de soluções inovadoras.

Para tanto, além de demonstrar objetivamente que as disposições da LC nº 182/2021 são condizentes com os seus fins institucionais, o ideal seria que seu Regulamento de Licitações e Contratos disciplinasse a questão. De todo modo, enquanto não houver alteração do seu Regulamento de Licitações e Contratos para tratar expressamente das licitações especiais destinadas às contratações de startups, poderia o edital do certame regulamentar a questão à luz da LC nº 182/2021, que tem a finalidade de criar um ambiente regulatório favorável para as empresas inovadoras.

Você também pode gostar

Salvo melhor juízo, essa é a orientação da Zênite, de caráter opinativo e orientativo, elaborada de acordo com os subsídios fornecidos pela Consulente.

FUNDAMENTAÇÃO

É válido recorrer à orientação que define o entendimento pacificado no âmbito do Tribunal de Contas da União:

é razoável que os serviços sociais autônomos, embora não integrantes da Administração Pública, mas como destinatários de recursos públicos, adotem, na execução de suas despesas, regulamentos próprios e uniformes, livres do excesso de procedimentos burocráticos, em que sejam preservados, todavia, os princípios gerais que norteiam a execução da despesa pública. (Decisão nº 907/1997, Plenário)

Então, para a Corte de Contas federal, “as entidades do Sistema ‘S’ não estão obrigadas a seguir rigorosamente os termos do Estatuto de Licitações, devendo, contudo, observar os princípios constitucionais gerais a ela aplicáveis e os seus próprios Regulamentos de Licitações” (Acórdão nº 426/2008, 1ª Câmara).

Nesse sentido, convencionou-se que, “uma vez aprovados, esses regulamentos não poderão ser infringidos sob pena de se aplicar aos administradores as sanções cabíveis, previstas na Lei nº 8.443/92” (Decisão nº 907/1997 – Plenário).

Além disso, a atuação das Entidades do Sistema S deve estar em consonância com as suas finalidades institucionais, conforme se depreende do Acórdão nº 3.434/2012 – 1ª Câmara do TCU:

REPRESENTAÇÃO DE UNIDADE TÉCNICA. IRREGULARIDADES NA CELEBRAÇÃO DE AVENÇAS COM DIVERSAS ENTIDADES, NOTADAMENTE COM FUNDAÇÃO DE APOIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL – UFMS. AUSÊNCIA DE PERTINÊNCIA ENTRE OS OBJETOS E AS FINALIDADES INSTITUCIONAIS DO SEBRAE. VIOLAÇÃO AOS PRINCÍPIOS DA IMPESSOALIDADE E DA MORALIDADE. REALIZAÇÃO DE AUDIÊNCIAS EM CUMPRIMENTO AO SUBITEM 9.3.3 DO ACÓRDÃO 1.814/2008-TCU-PLENÁRIO. JUNTADA DE DOCUMENTOS AOS PROCESSOS DE CONTAS ANUAIS DO SEBRAE REFERENTES AOS EXERCÍCIOS DE 2005 E 2006 PARA ANÁLISE CONJUNTA. COMUNICAÇÃO. ARQUIVAMENTO. (Destacamos.)

A partir desse cenário é que se deve avaliar a aplicabilidade da Lei Complementar nº 182/2021 – Marco Legal das Startups, que estabelece a política nacional de incentivo à inovação mediante a criação de uma série de benefícios para entidades empresariais dedicadas a tal atividade.

Dentre os benefícios instituídos pela LC nº 182/2021, tem-se a autorização para que a Administração Pública promova contratações de soluções inovadoras, com ou sem risco tecnológico, que tenha por finalidade resolver demandas públicas que exijam solução inovadora com emprego de tecnologia, e promover a inovação no setor produtivo por meio do uso do poder de compra do Estado.

A previsão legal quanto à possibilidade de o Poder Público promover o fomento em favor das startups se deve aos princípios constitucionais da isonomia e da legalidade, que orientam a atuação da Administração Pública.

Como se sabe, o processamento das licitações públicas deve se dar em conformidade com o princípio da isonomia, o qual impõe que, nos termos da lei, todos são iguais. Isonomia que não pode se confundir com tratar igualmente a todos, mas que deve ser tomada na sua concepção aristotélica, segundo a qual se deve tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na proporção da desigualdade. E, uma vez que o exercício da função administrativa também deve respeito e obediência ao princípio da legalidade, somente a lei teria o poder de reconhecer a desigualdade entre as empresas, conferindo às micro e pequenas tratamento diferenciado e favorecido na proporção dessa desigualdade.

Logo, por se tratar de medida excepcional, que confere um benefício a quem o legislador entende encontrar-se em condição desigual, portanto merecedor da tutela e amparo estatal, cumpre ao administrador aplicar essa medida no seu exato limite, sob pena de ampliá-la e, nesse caso, conferir tratamento diferenciado e benéfico do que aquele previsto em lei, o que caracteriza ilegalidade.

Sob essa perspectiva é que a LC nº 182/21 autoriza expressamente a realização pelo Poder Público de licitações especiais voltadas à contratação das denominadas startups.

Sabendo-se que as Entidades do Sistema S não se submetem aos mesmos rigores da Administração Pública, podemos concluir elas não estão sujeitas aos termos da LC nº 182/2021.

Contudo, considerando que essas entidades devem atuar com vistas ao atendimento das suas finalidades institucionais, nada impede que adotem a LC nº 182/2021 como parâmetro para o estabelecimento de regras para a realização de licitações especiais voltadas às contratações de soluções inovadoras junto a startups.

O que importa, nesse cenário, é demonstrar objetivamente que as disposições da LC nº 182/2021 são condizentes com os seus fins institucionais.

Para tanto, poderia ser empregado o mesmo raciocínio que se faz em relação às empresas estatais, que recebem o seguinte tratamento no art. 12 da LC nº 182/2021:

Art. 12. As licitações e os contratos a que se refere este Capítulo têm por finalidade:

I – resolver demandas públicas que exijam solução inovadora com emprego de tecnologia; e

II – promover a inovação no setor produtivo por meio do uso do poder de compra do Estado.

§ 1º Os órgãos e as entidades da administração pública direta, autárquica e fundacional de quaisquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios subordinam-se ao regime disposto neste Capítulo.

§ 2º As empresas públicas, as sociedades de economia mista e suas subsidiárias poderão adotar, no que couber, as disposições deste Capítulo, nos termos do regulamento interno de licitações e contratações de que trata o art. 40 da Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, e seus conselhos de administração poderão estabelecer valores diferenciados para os limites de que tratam o § 2º do art. 14 e o § 3º do art. 15 desta Lei Complementar.

§ 3º Os valores estabelecidos neste Capítulo poderão ser anualmente atualizados pelo Poder Executivo federal, de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ou outro que venha a substituí-lo. (Destacamos.)

Como se pode perceber, para que promovam contratações segundo as normas da LC nº 182/2021, o ideal é que as estatais disponham sobre o assunto em seus regulamentos internos de licitações e contratos. Essa normatização, por sua vez, deverá incorporar as normas internas da Entidade, no seu Regulamento de Licitações e Contratos, para ser mais preciso, o modelo e o procedimento de licitação contemplado pelo art. 13 da mencionada Lei Complementar.

Contudo, até que isso ocorra, nada impede que as empresas estatais disciplinem o assunto no bojo dos editais das licitações que publicarão com base na LC nº 182/2021. Basicamente, o edital deverá detalhar o rito procedimental do procedimento licitatório especial, substituindo provisoriamente as disposições gerais do Regulamento por uma regulamentação específica para cada licitação. E esse mesmo entendimento pode ser estendido às Entidades do Sistema S.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores