Parecer – Porto de Paranaguá e Antonina – Contratação de serviços de saúde, com equipe médica e demais profissionais, atendendo 24 horas para atuação e prevenção no combate ao COVID-19

Doutrina

I- RELATÓRIO

1. O Presente protocolo foi inaugurado pelo Comitê de Contingências –COVID19, instituído através da Ordem de Serviço n° 064-20, instaurado com o objetivo de acompanhar a disseminação do vírus COVID-19 no país e no mundo, bem como adotar medidas de proteção para enfrentamento e de contingências de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19).

2. Cumprindo as atribuições que lhe foram determinadas, o Comitê detectou a necessidade de contratação emergencial, imediata e temporária de “pessoa  jurídica de direito privado para a gestão, operacionalização e execução dos serviços de saúde, com equipe médica 24h (incluindo médico, enfermeiro, técnico de enfermagem) e auxiliar administrativo e de serviços gerais, para atuação na prevenção e atendimento de combate ao COVID-19”, conforme demais especificações contidas no Termo de Referência. Dentre as justificativas para a presente contratação, destaca-se, nas palavras daquele Comitê:

a) Considerando que é dever da APPA garantir a prestação do serviço portuário em condições de regularidade, continuidade, eficiência, segurança, atualidade, generalidade, modicidade nas tarifas e isonomia no seu acesso e uso.

Você também pode gostar

b) Considerando que os empregados desta Administração mantem contato com empregados de outras empresas e demais pessoas que transitam nas áreas do Porto Organizado, aumentando o risco de contaminação, e que eventual disseminação da doença entre os colabores desta Portos do Paraná poderia acarretar paralisação das atividades deste Porto;

c) (…)é dever da APPA manter a incolumidade física e a saúde laboral de seus colaboradores, assim como garantir a continuidade dos serviços públicos que presta e a segurança na atividade portuária;

d) (…) a APPA presta serviço público aos seus usuários, considerado essencial, como preconiza o Decreto Federal n° 10.282 de 20 de março de 2020, art. 3°, inciso XXII e parágrafo 3°, bem como o Decreto n° 4317, de 21 de março de 2020, art. 2° , inciso XVII;

e) (…)Neste diapasão, garantindo-se a incolumidade dos empregados desta APPA, por conseguinte é garantida a operação portuária segura e contínua, como reza o Convênio de Delegação e o Estatuto da APPA.

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e também no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite