É possível aceitar atestado emitido 3 dias após o início da atividade da empresa?

Renovação de licença de firewall

Licitação

DIREITO AO PONTO

(…) se a renovação da licença compreender obrigação passível de ser executada de forma imediata, não vemos razão para recusar o atestado sob o argumento de que foi emitido 3 dias após do início das atividades da empresa. Isso, por certo, partindo-se da ideia de que o objeto licitado se restringe à renovação da licença, que é comercializada por revendas autorizadas pela desenvolvedora da solução de tecnologia da informação almejada pela Administração.

FUNDAMENTAÇÃO

Responder a essa questão requer compreender a finalidade da exigência de atestados como requisito de qualificação técnica.

De acordo com o art. 37, XXI, da Constituição da República,

Você também pode gostar

ressalvados os casos especificados na legislação, as obras, serviços, compras e alienações serão contratados mediante processo de licitação pública que assegure igualdade de condições a todos os concorrentes, com cláusulas que estabeleçam obrigações de pagamento, mantidas as condições efetivas da proposta, nos termos da lei, o qual somente permitirá as exigências de qualificação técnica e econômica indispensáveis à garantia do cumprimento das obrigações. (Destacamos.)

Disso decorre o dever de a Administração exigir a comprovação dos requisitos de habilitação capazes de demonstrar que os licitantes têm condições de assumir o encargo pretendido.

Um dos meios admitidos é, justamente, a exigência de apresentação de atestados de qualificação técnica, que permitem verificar se o licitante possui capacidade técnica necessária e suficiente para cumprir o objeto de forma satisfatória, caso vença o certame. É nesse sentido o previsto no §1º do art. 30 da Lei nº 8.666/1993.

Como os atestados revelam a experiência anterior do licitante na execução de objetos pertinentes e compatíveis com o objeto licitado, em características, quantidades e prazos, entendemos que a sua apresentação nos moldes delineados no edital resulta na presunção de capacidade do licitante

Somado a esse cenário, é preciso ter em vista que o objeto em análise constitui solução de tecnologia da informação, fabricada por uma determinada empresa e revendida por outras empresas.

Nesse contexto, a qualidade, as especificações e o desempenho da solução de tecnologia em si não são obrigações diretamente imputadas aos revendedores, que apenas comercializam as soluções desenvolvidas pelas marcas.

A fim de ilustrar esse aspecto, interessante trazer voto proferido pelo no relator no Recurso Extraordinário nº 176.626 – Supremo Tribunal Federal:

“Os contratos de licenciamento e cessão são ajustes concernentes aos direitos de autor, firmados pelo titular desses direitos – que não é necessariamente, o vendedor do exemplar do programa – e o usuário do software.

(…)

O licenciamento, como disse, não se confunde com as operações realizadas com o exemplar do programa. Nesse sentido, observa o já citado Rui Saavedra que, verbis (ob. cit., p. 79/80)

(…) quando o software standard é licenciado – a licença é uma permissão para fazer algo que de outro modo seria ilícito -, há na verdade dois contratos: por um lado, um contrato para que sejam fornecidas as manifestações físicas do software; e por outro, um contrato para atribuição de uma licença de uso do software. O contrato pelo qual o cliente é investido na posse do software será um contrato de compra e venda ou de doação se a propriedade sobre os meios físicos for transmitida ao licenciado; se não houver essa transmissão, tratar-se-á de um contrato de locação ou, porventura, de comodato. Mas o contrato de licença subsiste paralelamente, e é importante porque – como veremos – os produtores de software, após a entrega do exemplar do software, continuam preocupados em proteger os direitos de propriedade intelectual sobre o software por eles criado, e em impor restrições ao uso do software entregue.’

De fato. O comerciante que adquire exemplares para revenda, mantendo-os em estoque ou expondo-os em sua loja, não assume a condição de licenciado ou cessionário dos direitos de uso que, em conseqüência, não pode transferir ao comprador: sua posição, aí, é a mesma do vendedor de livros ou de discos, que não negocia com os direitos do autor, mas com o corpus mechanicum de obra intelectual que nele se materializa. Tampouco, a fortiori, a assume o consumidor final, se adquire um exemplar do programa para dar de presente a outra pessoa. E é sobre essa operação que cabe plausivelmente cogitar da incidência do imposto questionado.” (Destacamos.)

Diante da confirmação do cenário acima no que tange à atuação das revendedoras de licenças de solução de Firewall UTM em Appliance, não parece haver irregularidade no fato de o atestado de qualificação técnica ter sido emitido 3 dias após do início das atividades da licitante.

Isso porque, enquanto revendedora, a análise da sua capacidade técnica deve se ater à sua experiência anterior no fornecimento das licenças da solução descrita em características, quantidades e prazos, o que, tudo sugere, deve se referir às obrigações relativas à disponibilização das soluções dentro das condições pactuadas.

Nesse caso, deve-se avaliar se o atestado emitido 3 dias após do início das atividades da licitante indica que todas as licenças contratadas foram efetivamente disponibilizadas dentro do prazo estabelecido.

Se a quantidade de licenças e o prazo fixado no contrato que deu origem ao atestado são compatíveis com aqueles indicados no edital, não há razão para recusá-lo. Afinal, a capacidade da empresa em disponibilizar as licenças dentro do prazo estipulado foi demonstrada; e aqui deve-se considerar que, a rigor, a disponibilização da licença ocorre de forma imediata.

O raciocínio será diferente no caso de o objeto englobar obrigações que vão além da mera disponibilização das licenças, e que têm sua execução prolongada no tempo. Em um cenário dessa natureza, a emissão de atestado 3 dias após do início das atividades da empresa chamaria a atenção, na medida em que não haveria tempo hábil entre a sua regular atuação e a conclusão do escopo.

A partir desses fundamentos, entendemos ser necessário avaliar detidamente os contornos do objeto licitado e o conteúdo do atestado apresentado pela licitante, a fim de verificar se o documento é suficiente para refletir a capacidade da empresa em executar as obrigações que serão assumidas com a celebração do contrato.

[Blog da Zênite] É possível aceitar atestado emitido 3 dias após o início da atividade da empresa?

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores