Contratação diretaContratação PúblicaVídeos
DIRETO AO PONTO TEMAS-CHAVE DA CONTRATAÇÃO PÚBLICA
por Equipe Técnica da ZêniteCapacitação online | 24, 25, 28 a 30 de julho
Em pregão eletrônico cujo critério
de aceitabilidade de preços fixado no edital seja o valor estimado da
contratação, a análise do preço excessivo deve ser feita apenas após o
encerramento da etapa de lances, durante o exame de compatibilidade de preço (art.
39 do Decreto nº 10.024/2019).
Nessa ocasião, diante da suspeita
de preço excessivo, o pregoeiro deverá, antes de desclassificar a
proposta:
a) diligenciar junto ao mercado, a fim de
verificar se o preço cotado pelo particular encontra-se em consonância com
aquele praticado pelos potenciais fornecedores do objeto da licitação;
b) oportunizar ao licitante demonstrar a
compatibilidade do seu preço. Em órgão ou entidade da Administração Pública
federal, a diligência deve atentar para o disposto na IN nº 73/2020, que dispõe
sobre os procedimentos administrativos básicos para a realização de pesquisa de
preços.
Que tal se capacitar sobre o procedimento do pregão eletrônico e + 2 temas essenciais para realizar contratações ?
Ressalta-se, ainda, que, para avaliar
se o preço é excessivo ele deve ser comparado ao praticado por outros
fornecedores em relação a objeto do mesmo tipo e padrão, pois para
afirmar que o preço é excessivo, é preciso estar diante de objetos padronizados
ou que apresentem configurações uniformes. Se após esse procedimento o
pregoeiro verificar, com base nos preços de mercado, que aquele ofertado pelo
licitante é de fato excessivo, restará a negociação. Se infrutífera, caberá a
desclassificação da proposta. (Orientação formulada em discussões realizadas
pelo Núcleo Zênite de Pesquisa e Desenvolvimento.)
Versão do material acima está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública. Solicite acesso cortesia para conhecer a solução: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone: (41) 2109-8660.
Capacitação online | 24, 25, 28 a 30 de julho
O TCU analisou a execução de contratos de gerenciamento e supervisão de obras públicas e identificou a seguinte irregularidade: descompasso entre a execução das obras e o pagamento dos contratos...
Segundo a Lei 14.133/2021, fornecimentos e serviços necessários para a “manutenção da atividade administrativa, decorrentes de necessidades permanentes ou prolongadas” têm natureza contínua e os respectivos contratos podem durar até...
1. Introdução A Lei 14.133/2021 possui uma linha mestra baseada na governança das contratações e consagra a governança, como pilar de eficiência, eficácia e efetividade das contratações públicas. O planejamento...
Questão apresentada à Equipe de Consultoria Zênite: “As dúvidas da Administração versam sobre os critérios que devem orientar as contratações por dispensa em razão do valor à luz do novo regime de...
Por que a proteção de dados não pode ser escudo para a opacidade no setor público?
Nos dias 21 e 22 de agosto de 2025, acontece em São Paulo o II Congresso Brasileiro de Direito Administrativo Sancionador (II CBDAS), promovido pelo IDASAN – Instituto de Direito...
Esta seção, “Desvendando Licitações”, tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais e essenciais sobre contratações públicas. A seguir, será apresentada a definição de Gerenciamento de Riscos: De acordo com a...