Contrato: limites para alterações quantitativas e a possibilidade excepcional de acréscimos superiores a 25% do valor inicial atualizado  |  Blog da Zênite

Contrato: limites para alterações quantitativas e a possibilidade excepcional de acréscimos superiores a 25% do valor inicial atualizado

Contratos Administrativos

Questão apresentada à Equipe de Consultoria Zênite:

“Questiona-se, em síntese, se, em contrato destinado à construção e ao fornecimento de quatro navios, seria juridicamente possível promover alteração contratual para acrescer ao menos mais uma embarcação, ainda que o acréscimo ultrapasse o limite de 25% previsto no art. 125 da Lei nº 14.133/2021, considerando, especialmente, que se trata de objeto desenvolvido especificamente para a Administração e que parte dos navios originalmente contratados já foi recebida.”

DIRETO AO PONTO

Em vista do exposto, conclui esta Consultoria que a inclusão de uma quinta embarcação deverá, inicialmente, ser examinada à luz da composição econômica do contrato, uma vez que o limite do art. 125 da Lei nº 14.133/2021 incide sobre o valor inicial atualizado do ajuste, e não diretamente sobre o número de unidades contratadas.

Você também pode gostar

Se o acréscimo estiver compreendido no limite de 25%, a alteração quantitativa poderá, em princípio, ser promovida com fundamento nos arts. 124, inciso I, alínea “b”, e 125 da Lei nº 14.133/2021, desde que devidamente justificada e observados os demais requisitos legais.

Caso o acréscimo ultrapasse esse percentual, sua realização somente poderá ser cogitada, à luz do Acórdão nº 1.753/2026 – Plenário, citado como referência, mediante alteração consensual e em situação efetivamente excepcional, desde que necessária à completa execução do objeto original e acompanhada da demonstração escrita e inequívoca das condições técnicas, econômicas e sociais estabelecidas pelo TCU.

Com base nos elementos fornecidos, a quinta embarcação aparenta constituir unidade adicional e autônoma, destinada à ampliação da quantidade originalmente contratada, e não prestação necessária à conclusão das quatro unidades previstas no ajuste. Nesse cenário, a mera customização dos navios, a manutenção da linha produtiva e as possíveis economias decorrentes da continuidade com o mesmo estaleiro não seriam suficientes para autorizar a ultrapassagem do limite do art. 125.

Recomenda-se, contudo, antes de uma conclusão definitiva, que a Administração avalie, com o apoio da área técnica, a descrição integral do objeto licitado, a autonomia ou interdependência das unidades, a razão superveniente para a aquisição, a preservação da finalidade e da identidade do objeto, os impactos sobre o universo competitivo e o atendimento cumulativo aos requisitos do item 9.2.2 do Acórdão nº 1.753/2026. Confirmado que se trata apenas de demanda quantitativa adicional e autônoma, não se recomenda o aditamento acima do limite legal, devendo a necessidade, a rigor, ser atendida mediante procedimento de contratação próprio e juridicamente adequado.

Salvo melhor juízo, essa é a orientação da Zênite, de caráter opinativo e orientativo, elaborada de acordo com os subsídios fornecidos pela Consulente.

FUNDAMENTO

A análise deve partir do regime estabelecido pelos arts. 124 a 126 da Lei nº 14.133/2021 e, considerando a sujeição da Administração Consulente a jurisdição do Tribunal de Contas da União, especialmente, da interpretação conferida a esses dispositivos pela Corte de Contas federal no recente Acórdão nº 1.753/2026 – Plenário, citado a título referencial.

O art. 124, inciso I, da Lei nº 14.133/2021 admite a alteração unilateral dos contratos administrativos quando houver modificação do projeto ou das especificações para melhor adequação técnica aos seus objetivos ou quando for necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto.

Por sua vez, o art. 125 estabelece que, nessas alterações, o contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, acréscimos ou supressões de até 25% do valor inicial atualizado do contrato, ressalvado o limite de 50% para acréscimos em reforma de edifício ou equipamento.

Importa observar que o limite legal é aferido sobre o valor inicial atualizado do contrato, e não diretamente sobre o número de unidades contratadas. Assim, se os quatro navios possuírem exatamente o mesmo valor e constituírem a integralidade econômica do contrato, o acréscimo de uma quinta unidade corresponderia, em princípio, precisamente ao limite legal de 25% do valor inicial atualizado do contrato, e não a percentual superior.

A questão relativa à possibilidade excepcional de superação do limite somente se coloca caso, considerada a composição econômica efetiva do ajuste e eventuais alterações anteriores, o acréscimo pretendido ultrapasse efetivamente esse percentual.

Sendo esse o caso, considerando a sujeição da Administração Consulente à jurisdição e competência do Tribunal de Contas da União, cumpre examinar a orientação firmada a respeito do assunto em voga pela Corte de Contas federal no Acórdão nº 1.753/2026 – Plenário.

Neste precedente, o TCU enfrentou especificamente a controvérsia acerca da extensão dos limites do art. 125 da Lei nº 14.133/2021.

O Tribunal concluiu que tanto as alterações quantitativas quanto as qualitativas, sejam unilaterais ou consensuais, submetem-se, como regra, aos limites previstos no art. 125, além de deverem observar os princípios do art. 5º, a proibição de transfiguração do objeto prevista no art. 126 e a preservação do desconto disciplinada pelo art. 128.

No Voto condutor, o Relator rejeitou a compreensão segundo a qual a ausência de disposição equivalente ao art. 65, § 2º, da antiga Lei nº 8.666/1993 significaria autorização para que as partes ultrapassassem livremente os limites legais mediante acordo. Assinalou, ainda, que o art. 125 remete às modificações previstas no art. 124, inciso I, abrangendo, portanto, tanto as alterações qualitativas quanto as quantitativas.

O próprio Acórdão, contudo, estabeleceu uma possibilidade excepcional de superação desses limites. Nos termos do item 9.2.2, nas alterações consensuais, a Administração poderá ultrapassá-los quando a modificação for “necessária à completa execução do objeto original do contrato” e houver demonstração escrita e inequívoca de sua viabilidade técnica, econômica e social:

“9.2. responder ao consulente, com fundamento no art. 1º, inciso XVII, da Lei 8.443/1993, que:

9.2.1. tanto as alterações contratuais quantitativas – que modificam a dimensão do objeto – quanto as qualitativas – que mantêm intangível o objeto, em natureza e em dimensão -, sejam elas unilaterais ou consensuais, devem se sujeitar aos limites preestabelecidos no art. 125 da Lei 14.133/2021, bem como aos princípios do art. 5º e disposições dos arts. 126 e 128 da mesma lei, quanto à proibição de transfiguração do objeto contratado e à manutenção do desconto originalmente ofertado pelo contratado, respectivamente;

9.2.2. excepcionalmente, nas hipóteses de alterações contratuais consensuais, é facultado à Administração ultrapassar os limites preestabelecidos no art. 125 da Lei 14.133/2021, desde que sejam necessárias à completa execução do objeto original do contrato e se demonstre, por escrito e inequivocamente, sua viabilidade do ponto de vista: (i) técnico, que o contratado mantém as condições e garantias da sua proposta e possui capacidade técnica e econômico-financeira para sua consecução; (ii) econômico, que a opção pela continuidade do contrato é menos onerosa que os encargos oriundos de sua rescisão acrescido dos custos para elaboração de um novo procedimento licitatório e de manutenção e vigilância nesse período, quando aplicável; e (iii) social, que vise antecipar os benefícios e usufruto do objeto contratado;” (Destacamos.)

Por se tratar de resposta a Consulta, a deliberação possui caráter normativo e constitui prejulgamento da tese, nos termos da legislação aplicável ao TCU. Sua incidência sobre situações concretas, contudo, pressupõe a verificação da efetiva identidade entre as premissas fáticas examinadas e aquelas presentes em cada contratação.

Nesses moldes, a excepcionalidade não decorre simplesmente da concordância do contratado nem da demonstração de que a alteração seja conveniente ou economicamente vantajosa. Tão pouco se aplica em razão de parcela do objeto contratado já ter sido executada e entregue para a Administração.

Há uma condicionante anterior: a modificação deve ser necessária para que se complete a execução do objeto originalmente contratado, no caso, a compra de 4 (quatro) navios.

Somente depois de satisfeita essa condição é que se passa à demonstração cumulativa das demais exigências fixadas pelo Tribunal de Contas da União: i) capacidade técnica e econômico-financeira do contratado; ii) manutenção das condições e garantias da proposta; iii) menor onerosidade da continuidade do contrato comparativamente à sua extinção; e iv) à realização de nova contratação e vantagem social decorrente da antecipação dos benefícios do objeto.

Esse requisito assume especial importância nas alterações quantitativas. Embora o Acórdão nº 1.753/2026 não tenha excluído textualmente tais alterações da possibilidade excepcional de superação do limite, a exigência de que o aditamento seja indispensável à completa execução do objeto original reduz significativamente o espaço para que a exceção seja utilizada para simples ampliação das quantidades inicialmente contratadas.

A lógica é distinta daquela normalmente presente em determinada alteração qualitativa. Se, durante a construção dos navios, surge necessidade superveniente de modificar solução de engenharia, sistema ou especificação técnica sem a qual as próprias embarcações contratadas não possam ser adequadamente concluídas, a alteração (nesse caso, qualitativa) pode se mostrar indispensável à execução do objeto original.

Situação diversa ocorre quando os quatro navios originalmente licitados podem ser regularmente construídos, entregues e recebidos e a Administração pretende acrescentar uma quinta embarcação (alteração quantitativa). Nesse caso, não se está, em princípio, modificando o contrato para tornar possível a conclusão das quatro unidades originalmente contratadas. Estar-se-á aumentando a quantidade do objeto que a Administração pretende adquirir.

A circunstância de alguns navios já terem sido recebidos, longe de afastar essa conclusão, pode inclusive reforçá-la: demonstra, em princípio, que as unidades integrantes do objeto original são individualizáveis e podem ser executadas e recebidas sem que a contratação da unidade adicional constitua condição necessária para sua conclusão.

Outro aspecto a ser considerado envolve o fato de que a embarcação não constituir produto padronizado disponível no mercado se mostrar juridicamente relevante, não resolve ou altera, isoladamente, o panorama.

Em contratações dessa natureza, é possível que o estaleiro já tenha suportado custos relevantes de projeto, engenharia, desenvolvimento, mobilização de instalações, formação da cadeia de fornecedores e organização da linha produtiva. Consequentemente, a fabricação de uma unidade adicional pelo mesmo contratado poderá apresentar vantagens técnicas e econômicas relevantes comparativamente à realização de nova contratação.

Essas circunstâncias devem ser consideradas na avaliação da vantajosidade.

Contudo, ao menos segundo o paradigma estabelecido pelo Tribunal de Contas da União, elas não substituem a necessidade de fundamento jurídico para a alteração. A vantajosidade econômica pode justificar a escolha entre alternativas juridicamente admitidas, mas não cria, por si mesma, competência para ampliar um contrato além dos limites legais.

A interpretação contrária permitiria que praticamente toda economia de escala decorrente da continuidade de uma contratação fosse utilizada para justificar a ampliação ilimitada do objeto, substituindo-se progressivamente a competição pela negociação com o contratado original.

Essa consequência não se harmoniza com os princípios do planejamento, da isonomia, da vinculação ao edital e da licitação que orientaram a interpretação adotada pelo TCU.

Justamente por isso, não sendo juridicamente viável a inclusão da nova unidade por alteração contratual, a Administração deverá instaurar procedimento de contratação próprio, mediante licitação ou, se efetivamente configurada e devidamente demonstrada alguma hipótese legal, contratação direta, sem que a customização do objeto ou os custos já suportados pelo atual contratado sejam suficientes, isoladamente, para justificar a ausência de competição.

Cumpre alertar, no entanto, para a existência de entendimento doutrinário e jurisprudencial diverso daquele adotado pelo Tribunal de Contas da União no Acórdão nº 1.753/2026 – Plenário, o que permite dizer que a matéria se mostra controversa.

Parcela relevante da doutrina parte da literalidade do art. 125 para sustentar que os percentuais nele previstos se destinam às alterações unilaterais e não constituem limite absoluto às alterações realizadas por consenso.

José Anacleto Abduch Santos, ao examinar a matéria no artigo Alterações contratuais na nova Lei de Licitações, publicado no Blog Zênite em 20 de junho de 2022, chama atenção justamente para a diferença de redação entre a Lei nº 8.666/1993 e a Lei nº 14.133/2021. Segundo o autor: “a lei, expressamente, indica que apenas as alterações unilaterais estão submetidas aos limites percentuais”.

A partir dessa diferença legislativa, conclui que as alterações consensuais não estariam sujeitas aos percentuais do art. 125, mas aos limites decorrentes do art. 126 e dos princípios constitucionais aplicáveis à contratação.

Marçal Justen Filho adota raciocínio semelhante. Ao comparar o art. 125 da Lei nº 14.133/2021 com o regime da Lei nº 8.666/1993, destaca que a nova legislação não reproduziu a vedação geral existente no antigo art. 65, § 2º, concluindo que: “a ausência de vedação equivalente à prevista na Lei 8.666/1993 afasta o argumento utilizado para reputar proibidas alterações que superassem o referido limite”.1

Para o autor, portanto, o art. 125 disciplina especificamente as alterações impostas unilateralmente, não estabelecendo proibição genérica à superação dos percentuais mediante concordância das partes”.

Joel de Menezes Niebuhr, por sua vez, sustenta posição ainda mais explícita. Para o autor, a ausência, na Lei nº 14.133/2021, de dispositivo correspondente ao § 2º do art. 65 da Lei nº 8.666/1993 revela opção legislativa por não estabelecer limites percentuais expressos às alterações quantitativas consensuais e às alterações qualitativas. Nessa perspectiva, afirma:

“O artigo 125 da Lei n. 14.133/2021 refere-se apenas às alterações quantitativas unilaterais e, por via de consequência, com escusas pela redundância, os limites nele previstos se aplicam apenas para as alterações quantitativas unilaterais e não para as alterações quantitativas consensuais nem para as alterações qualitativas. Não há outro dispositivo na Lei n. 14.133/2021 que prescreva limites expressos e específicos para as alterações quantitativas consensuais nem para as qualitativas unilaterais ou consensuais.

Registre-se que o artigo 125 da Lei n. 14.133/2021 é muito parecido com o §1º do artigo 65 da Lei n. 8.666/1993, que também trata das alterações unilaterais quantitativas e estabelece os mesmos percentuais de 25% sobre o valor inicial atualizado do contrato e, no caso de reforma de edifício ou de equipamento, 50% para os seus acréscimos. No entanto, na Lei n. 8.666/1993 há o §2º do artigo 65, cujo texto determina limites para as alterações quantitativas consensuais, especificamente para os acréscimos, que devem se sujeitar aos mesmos limites do §1º do artigo 65. Esse dispositivo, o §2º do artigo 65 da Lei n. 8.666/1993, não foi reproduzido na Lei n. 14.133/2021 e não se encontra nela nenhum outro dispositivo equivalente. Ou seja, o legislador houve por bem não fixar limites para as alterações quantitativas consensuais e para as alterações qualitativas unilaterais ou consensuais.

É de mencionar que na Lei n. 8.666/1993 já não havia a previsão de limites para as alterações qualitativas. Na Lei n. 14.133/2021, o legislador preferiu não determinar limites para as alterações quantitativas consensuais e para as alterações qualitativas, daí não importa se unilaterais ou consensuais. A não previsão de limites para as alterações quantitativas consensuais é novidade da Lei n. 14.133/2021 em comparação com a Lei n. 8.666/1993. E essa novidade tem enorme repercussão prática, porque os limites do artigo 125 da Lei n. 14.133/2021 podem ser ultrapassados com facilidade, basta que o contratado concorde com a alteração pretendida, o que a torna consensual.

Goste-se ou não, deve-se respeitar a vontade do legislador externada de modo unívoco no texto da Lei n. 14.133/2021. Daí que, como o legislador não estabeleceu limites explícitos e fixos para as alterações quantitativas consensuais e para as qualitativas, é de concluir pela possibilidade de promovê-las em limites superiores aos estipulados no artigo 125 da Lei n. 14.133/2021. Ora, o artigo 125 trata dos limites às alterações quantitativas unilaterais. Se o legislador quisesse que tais limites servissem também para as alterações quantitativas consensuais e para as qualitativas, ele o teria feito expressamente. Não é correto aplicar os limites preceituados no artigo 125 da Lei n. 14.133/2021 em relação às alterações não referidas e não abrangidas pelo dispositivo, o que ensejaria espécie de interpretação extensiva, que foge dos lindes da própria legalidade mesmo em seu sentido amplo. Portanto, é permitido promover alteração quantitativa consensual e qualitativa que ultrapasse os limites fixados no artigo 125 da Lei n. 14.133/2021”.2

Também o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, na Consulta nº 1.188.209, adotou orientação diversa da posteriormente consolidada pelo TCU.

Ao examinar a insuficiência de quantitativos em contratos de serviços e fornecimentos contínuos, o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, citado a título exemplificativo, no Processo nº 1.188.209 – Consulta, reconheceu que, nas alterações unilaterais, o acréscimo se limita aos 25% previstos no art. 125. Quanto às alterações consensuais, contudo, assentou que:

“CONSULTA. LEI 14.133/2021. CONTRATOS DE SERVIÇOS E FORNECIMENTOS CONTÍNUOS. CONSTATAÇÃO DA INSUFICIÊNCIA DE QUANTITATIVOS CONTRATADOS DURANTE A VIGÊNCIA DO AJUSTE. ADMISSIBILIDADE PARCIAL. ALTERAÇÕES UNILATERAIS. ACRÉSCIMO LIMITADO A 25%. ALTERAÇÕES CONSENSUAIS. AUSÊNCIA DE LIMITE EXPRESSO EM LEI. NECESSÁRIA COMPROVAÇÃO DO INTERESSE PÚBLICO. IMPOSSIBILIDADE DE ACRÉSCIMO MANIFESTAMENTE DESPROPORCIONAL AO QUANTITATIVO INICIALMENTE CONTRATADO. VEDAÇÃO À PRORROGAÇÃO, À RENOVAÇÃO E AO ACRÉSCIMO DE FORMA AUTOMÁTICA. FORMALIZAÇÃO POR MEIO DE TERMO ADITIVO. JUSTIFICATIVA QUE ATESTE A VANTAJOSIDADE.

1. Diante da constatação da insuficiência dos quantitativos contratados durante a vigência de contratos de serviços e fornecimentos contínuos, a Administração pode alterar, unilateralmente, os quantitativos do contrato em até 25%, conforme previsão do art. 125 da Lei 14.133/2021.

2. No caso de acordo entre as partes, não há limitação expressa quanto ao percentual a ser acrescido ou diminuído ao contrato, sendo possível a alteração das quantidades indispensáveis à consecução do objeto, desde que comprovado o interesse público e a necessidade da alteração para a eficiente execução contratual. O acréscimo, contudo, não pode ser manifestamente desproporcional ao quantitativo inicialmente contratado, em respeito aos princípios do planejamento, da isonomia e da vinculação ao edital, cabendo à Administração comprovar, fundamentadamente, a vantajosidade da alteração em relação à realização de novo certame ou procedimento de contratação direta, observando os princípios e dispositivos contidos na Lei 14.133/2021.

3. São vedadas a prorrogação, a renovação e o acréscimo de quantitativos, de forma automática, a contratos de serviços ou fornecimentos contínuos, uma vez que os arts. 107 e 132 da Lei 14.133/2021 exigem, para tanto, formalização por termo aditivo e justificativa que ateste a vantajosidade para a Administração”.

O Tribunal mineiro não reconheceu, todavia, liberdade irrestrita para ampliação contratual. Condicionou a medida à demonstração do interesse público, da necessidade para a eficiente execução contratual e da vantajosidade em relação à realização de novo procedimento, estabelecendo ainda que o acréscimo não pode ser “manifestamente desproporcional ao quantitativo inicialmente contratado”, em respeito aos princípios do planejamento, da isonomia e da vinculação ao edital.

Existe, portanto, uma controvérsia interpretativa efetiva.

De um lado, a interpretação literal defendida por parte da doutrina e adotada pelo TCE/MG entende que o legislador conscientemente restringiu os percentuais do art. 125 às alterações unilaterais, permitindo maior flexibilidade às alterações consensuais, sempre sujeitas aos demais limites legais e principiológicos.

De outro, o Tribunal de Contas da União, no Acórdão nº 1.753/2026 – Plenário, respondeu Consulta rejeitando expressamente essa leitura e, sob o fundamento da legalidade e da preservação da licitação, concluiu que alterações qualitativas e quantitativas, unilaterais ou consensuais, devem observar, como regra, os limites do art. 125. A superação somente foi admitida excepcionalmente e sob as condições específicas estabelecidas no item 9.2.2.

Tendo em vista a sujeição da Administração Consulente à jurisdição e competência do Tribunal de Contas da União, adotando-se o entendimento da Corte de Contas federal como paradigma, é esta última orientação que deve nortear a solução do caso, sem que, a rigor, a existência de respeitável divergência doutrinária ou de precedente diverso do TCE/MG seja suficiente para afastá-la.

Partindo dessas premissas, o primeiro passo consiste em verificar se a inclusão do quinto navio efetivamente conduz à superação do limite financeiro de 25% do valor inicial atualizado do contrato.

Se não houver superação, o acréscimo quantitativo poderá, em princípio, ser realizado com fundamento nos arts. 124, inciso I, alínea “b”, e 125 da Lei nº 14.133/2021, observados os demais requisitos legais, inclusive a impossibilidade de transfiguração do objeto e a preservação das condições econômicas previstas na legislação.

Se, porém, a inclusão da embarcação fizer com que os acréscimos ultrapassem o limite de 25%, a solução se altera.

Embora a modificação possa ser consensual e embora a continuidade da construção pelo mesmo estaleiro possa ser tecnicamente adequada e economicamente mais vantajosa, esses elementos não bastam, à luz do Acórdão nº 1.753/2026 – Plenário.

Será necessário demonstrar, antes de tudo, que a alteração é necessária à completa execução do objeto constante do contrato originalmente firmado.

Em um contrato cujo objeto tenha sido definido pela licitação como a construção e o fornecimento de quatro navios, não se identifica, em princípio, essa condição. Se as quatro embarcações podem ser normalmente concluídas e entregues consoante definido originalmente para a formação do ajuste, a quinta unidade representa uma necessidade adicional da Administração, e não uma prestação indispensável à conclusão do objeto originalmente disputado.

Não parece juridicamente adequado ampliar posteriormente o conceito de “objeto original” para fazê-lo coincidir com eventual programa mais amplo de renovação ou expansão da frota. O objeto original relevante para aplicação da exceção é aquele submetido à licitação e incorporado ao contrato. Admitir que objetivos administrativos mais amplos permitissem redefini-lo posteriormente reduziria substancialmente a eficácia dos limites legais e poderia conduzir à contratação de unidades que não foram submetidas à competição original.

A customização das embarcações, os custos já incorridos no desenvolvimento do projeto, a existência de uma linha de produção instalada e as eventuais economias decorrentes da contratação da unidade adicional constituem elementos relevantes para demonstrar a eficiência econômica da continuidade. Não demonstram, contudo, que a quinta embarcação seja necessária à conclusão das quatro originalmente contratadas, tal como aparentemente exigido pelo Tribunal de Contas da União.

Nessas condições, e adotado o entendimento do TCU como paradigma interpretativo, não se identifica fundamento suficiente para utilizar a excepcionalidade reconhecida no item 9.2.2 do Acórdão nº 1.753/2026 – Plenário com a finalidade de simplesmente ampliar de quatro para cinco ou mais o número de navios contratados, caso essa ampliação implique superar o limite previsto no art. 125 da Lei nº 14.133/2021.

NOTAS E REFERÊNCIAS

1 JUSTEN FILHO, Marçal. Comentários à Lei de Licitações e Contratações Administrativas: Lei 14.133/2021. São Paulo: Thomson Reuters Brasil, 2021, p. 1.413.

2 NIEBUHR, Joel de Menezes. Licitação pública e contrato administrativo. 5. ed. Belo Horizonte: Fórum, 2022, p. 1.074.

 

As publicações disponibilizadas neste Blog são protegidas por direitos autorais. A reprodução, utilização ou qualquer forma de aproveitamento do conteúdo deve obrigatoriamente conter a devida citação da fonte, conforme previsto na legislação de direitos autorais (Lei nº 9.610/1998).

Como citar o conteúdo do Blog Zênite:
ZÊNITE, Equipe Técnica. Contrato: limites para alterações quantitativas e a possibilidade excepcional de acréscimos superiores a 25% do valor inicial atualizado. Blog Zênite. 27 out. 2026. Disponível em: https://zenite.blog.br/contrato-limites-para-alteracoes-quantitativas-e-a-possibilidade-excepcional-de-acrescimos-superiores-a-25-do-valor-inicial-atualizado/. Acesso em: dd mmm. aaaa.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite