Nos últimos anos, a exploração comercial de imagens de operações policiais e intervenções da Receita Federal, especialmente em locais como rodovias e aeroportos, tem sido um tema recorrente na mídia televisiva e nas plataformas digitais. Diversos canais de televisão e YouTubers têm produzido e monetizado conteúdos que capturam essas abordagens, gerando lucro sem qualquer contrapartida ao Estado e, mais grave ainda, sem que haja um processo licitatório regular para a autorização da gravação e exploração dessas imagens. Essa prática levanta sérios questionamentos sobre sua legalidade, especialmente no contexto do direito administrativo e das normas que regem a exploração de ativos públicos.
Texto completo aqui!
Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.
Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.