O Decreto nº 12.304/2024 e a avaliação dos Sistemas de Integridade: impressões iniciais do regulamento que nasce para ser regulamentado

Contratação PúblicaNova Lei de Licitações

O Decreto nº 12.304, de 9 de dezembro de 2024, marca um avanço significativo no fortalecimento da integridade nas contratações públicas do país, ao regulamentar dispositivos importantes da Lei nº 14.133/2021. O objetivo do Decreto é claro, estabelecer parâmetros de avaliação dos programas de integridade para aplicação de dispositivos relevantes da Lei de Licitações e Contratos, como a avaliação de efetividade em contratações de grande vulto, em que o estabelecimento do programa de integridade é obrigatório, a definição dos critérios de desempate em razão da existência do programa e a reabilitação de licitantes sancionados.

A regulamentação era absolutamente necessária e reflete o compromisso do Estado brasileiro com a promoção de práticas éticas e responsáveis. Contudo, apesar de seu mérito inegável, o Decreto apresenta lacunas que podem comprometer sua efetividade prática, além de merecer críticas quanto a alguns de seus pontos estruturais.

Texto completo aqui!

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite