Sistema de registro de preços nas empresas estatais

Doutrina

Resumo: O sistema de registro de preços é uma ferramenta de gestão destinada à promoção da eficiência e da eficácia das contratações, que deve ser implementado e utilizado pelas empresas públicas e sociedades de economia mista. A Lei nº 13.303/21 remete para a regulamentação as disposições normativas necessárias para sua implementação. O texto aborda os aspectos jurídicos elementares e fundamentais do instituto, bem como a potencialidade de utilização e de gestão do registro de preços pelas empresas estatais.

Sumário: 1. Introdução; 2. Regulamentação do sistema de registro de preços no âmbito das empresas estatais; 2.1 Regulamentação por Decreto específico editado pelo Poder Executivo; 2.2 Regulamentação exclusivamente pela via do regulamento interno; 2.3 Regulamentação pela via do instrumento convocatório; 2.4 Adoção de regulamentação expedida pela via de Decreto do Chefe do Poder Executivo editado para dispor sobre registro de preços no âmbito da Administração Pública Direta, Autárquica e Fundacional 3. Conceito e natureza jurídica de registro de preços; 4. Ata de registro de preços: conceito e natureza jurídica; 5. Cabimento do registro de preços; 6. Desobrigação de firmar os contratos derivados da ata de registro de preços; 7. Cadastro de reserva; 8. Vigência da ata de registro de preços; 9. Vigência da ata e esgotamento de quantitativos registrados: prorrogação antecipada; 10. Prorrogação da vigência da ata e renovação de quantitativos; 11. Contratação direta para registro de preços; 12. Modelagem de licitação, registro de preços e aquisição por preço global de grupo de itens; 13. Registro de preços sem indicação de estimativa do total a ser adquirido; 14. Possibilidade de previsão preços diferentes para mesmo objeto registrado; 15. Atualização periódica dos preços registrados 16. Elementos subjetivos do registro de preços; 17. Intenção de registro de preços; 18. Regime jurídico das adesões às atas de registro de preços no plano das empresas estatais; a) Previsão no instrumento convocatório da licitação, da possibilidade de adesão à ata de registro de preços; b) A adesão não é direito; c) Requisitos para a adesão a serem observados pela empresa interessada; d) Limites para adesão.

Confira o texto completo aqui!

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

 

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores