Contratação diretaContratação PúblicaLicitaçãoNova Lei de LicitaçõesVídeos
Credenciamento na Lei nº 14.133/2021 e na Lei nº 13.303/2016 - Com enfoque aplicado
por Equipe Técnica da ZêniteCapacitação Online | 09 a 11 de dezembro
Em 08.09.2022, foi realizada webinar pelo Ministério da Economia para informar a abertura do sistema Compras Contratos para órgãos/entidades não SISG (não integrantes do Executivo federal), especificamente para o Legislativo e Judiciário federais.
O Compras Contratos é o sistema de gestão contratual disponibilizado àqueles que utilizam o qualquer das ferramentas do Compras.gov.br, a exemplo do pregão eletrônico (pela Lei nº 8.666/1993), dispensa eletrônica (já adequado à nova Lei de Licitações), ETP Digital etc. Acerca das funcionalidades, o Compras Contratos:
E está em processo de adaptação às disposições da nova Lei de Licitações nº 14.133/2021 para permitir, entre outras medidas:
Será possível adaptar aos sistemas dos órgãos/entidades por meio de Termo de Cooperação ou outros instrumentos. A SEGES/ME dará prioridade às adaptações que abarquem o maior número de órgãos/entidades, ou seja, não serão feitas adaptações que atendam apenas um órgão/entidade.
Outro ponto importante é a existência do “ambiente de transparência”, no qual qualquer pessoa pode acessar e consultar as informações sobre os contratos lançados no Compras Contratos, pelo link “Transparência” na página inicial.
Qual o procedimento para o órgão/entidade aderir e passar a utilizar o Compras Contratos?
O manual para utilização do Compras Contratos, pelos órgãos/entidades está disponível aqui: https://www.gov.br/compras/pt-br/sistemas/conheca-o-compras/comprasnet-contratos/ManualComprasgovbrContratosv1.pdf. O manual é de mar/2022 e não contempla, portanto, a versão mais atualizada do sistema. Mas a partir dele é possível conhecer as funcionalidades e obter as primeiras diretrizes para utilização.
Confira aqui os novos recursos destacados pela SEGES/ME na webinar.
INTEGRAÇÕES PREVISTAS PARA 2023:
Decreto nº 9.739, de 28 de março de 2019.
NOVAS FUNCIONALIDADES PREVISTAS PARA 2023:
Capacitação Online | 09 a 11 de dezembro
A formalização se dá via apostila ou aditamento, à luz da Lei nº 14.133/21?
O TJ/SP, em agravo de instrumento, julgou a inabilitação de licitante por ter apresentado certidões do CREA fora do prazo de validade. No caso, a licitante apresentou, posteriormente, as referidas...
Qual a melhor forma de contratar o jornal?
O TCE/MG, em consulta sobre a utilização de credenciamento para contratação de artistas, concluiu que, “demonstrada de forma clara e inequívoca, diante das especificidades do objeto, a viabilidade e a...
RESUMO Por diversas vezes, a Administração, ao aplicar uma multa decorrente de uma infração praticada no âmbito de um contrato administrativo, se vê obrigada a ajuizar ação de Execução Fiscal,...
Dentre os princípios que regem a atuação da Administração Pública, merecem destaque o da economicidade e da eficiência. A aplicação deles às contratações públicas resulta no dever de a Administração...