Contratação diretaContratação PúblicaLicitaçãoNova Lei de LicitaçõesVídeos
Credenciamento na Lei nº 14.133/2021 e na Lei nº 13.303/2016 - Com enfoque aplicado
por Equipe Técnica da ZêniteCapacitação Online | 09 a 11 de dezembro
A Lei nº 14.133/2021 estabelece que o registro cadastral é um procedimento auxiliar das licitações (art. 78. Inciso V) e não constitui propriamente uma novidade, já que a Lei nº 8.666/1993 contempla solução similar.
Contudo, pode-se compreender que a Lei nº 14.133/2021 promoveu a evolução do registro cadastral previsto na Lei nº 8.666/1993, na medida em que faz alusão ao “sistema de registro cadastral unificado” como sendo uma das funcionalidades do Portal Nacional de Contratações Públicas – Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
No caso, em vez de cada órgão e entidade da Administração Pública ou de cada ente federativo instituir o seu registro cadastral, essa funcionalidade será implantada de modo unificado, disponível para uso de todos os órgãos e entidades, de todos os entes federativos, no Portal Nacional de Contratações Públicas – PNCP.
Uma vez instituído o sistema de registro cadastral unificado, a racionalização dos procedimentos envolvidos na instituição, manutenção e atualização desse registro será significativa.
Outra novidade prevista pela Lei nº 14.133/2021 diz respeito à possibilidade de a Administração “realizar licitação restrita a fornecedores cadastrados, atendidos os critérios, as condições e os limites estabelecidos em regulamento, bem como a ampla publicidade dos procedimentos para o cadastramento”, conforme admitido pelo § 3º do seu art. 87. Por certo que a adoção dessa medida não pode ocorrer de modo aleatório e indiscriminado, dissociada da situação fática na qual se aplica. Ao contrário disso, requer motivação no sentido de que constitui medida adequada e capaz de assegurar a seleção da proposta mais vantajosa, haja vista ser esse o objetivo da licitação (art. 11, inciso I).
Sendo assim, cumpre à Administração ponderar o efeito sobre a competitividade que a restrição à participação somente dos cadastrados poderá determinar, bem como avaliar se em razão do objeto a ser contratado o registro cadastral, na forma instituída, é capaz de informar o preenchimento de todos os requisitos de habilitação necessários.
Capacitação Online | 09 a 11 de dezembro
A formalização se dá via apostila ou aditamento, à luz da Lei nº 14.133/21?
O TJ/SP, em agravo de instrumento, julgou a inabilitação de licitante por ter apresentado certidões do CREA fora do prazo de validade. No caso, a licitante apresentou, posteriormente, as referidas...
Qual a melhor forma de contratar o jornal?
O TCE/MG, em consulta sobre a utilização de credenciamento para contratação de artistas, concluiu que, “demonstrada de forma clara e inequívoca, diante das especificidades do objeto, a viabilidade e a...
RESUMO Por diversas vezes, a Administração, ao aplicar uma multa decorrente de uma infração praticada no âmbito de um contrato administrativo, se vê obrigada a ajuizar ação de Execução Fiscal,...
Dentre os princípios que regem a atuação da Administração Pública, merecem destaque o da economicidade e da eficiência. A aplicação deles às contratações públicas resulta no dever de a Administração...