Instrumento para a redução dos riscos que envolvem a contratação

Análise de riscos

Nova Lei de Licitações

O planejamento compreende, além da definição do encargo, a realização do que podemos denominar de análise de risco. A expressão é empregada para qualificar a atividade que se desenvolve com a finalidade de minimizar os efeitos que determinadas situações podem ocasionar na execução do contrato. Assim, é preciso prever quais serão as medidas a serem adotadas caso a situação que traduz o risco venha a se efetivar. A análise de risco trata de situações que não podem ser evitadas, mas que devem ser contingenciadas.

Dessa forma, ainda que não se possa eliminar o risco ou o provável dano, é possível reduzir o impacto dos seus efeitos. O objetivo da análise é reduzir o impacto que a situação de risco pode ocasionar na execução do contrato e, assim, impedir que possa haver o comprometimento do objetivo definido (a satisfação da necessidade da Administração).

Com efeito, é preciso, em cada caso específico, identificar os riscos para saber o que pode comprometer a obtenção do resultado e, assim, estimar, de forma antecipada, as medidas adequadas. Por exemplo: a falência de uma empresa ou a morte de um consultor contratado são situações que podem ser identificadas e até administradas, mas não eliminadas. A finalidade aqui é encontrar alternativas para contornar o problema (minimizar os efeitos) caso a situação de risco se concretize.

Análise ou gestão de risco é algo que, salvo raríssimas exceções, não tem sido adotado pela Administração nas suas contratações. Com o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão dos contratos, os quais acreditamos que melhorarão muito nos próximos anos, o tema deve se tornar um dos mais importantes. O aprofundamento da questão relativa à análise e à gestão de risco contribuirá muito para o aperfeiçoamento do planejamento como um todo e para o gerenciamento dos contratos. Dentro de poucos anos, teremos especialistas na Administração Pública em análise de riscos contratuais. (Nota elaborada por Renato Geraldo Mendes, Zênite Fácil. Disponível em:  https://www.zenitefacil.com.br. Lei Anotada. Categoria Anotações, Acesso em: 15 abr. 2024.)

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores