TCU: o edital deve indicar se o critério de aceitabilidade do art. 59, inc. III, da Lei 14.133/2021 aplica-se ao preço global ou unitário

LicitaçãoNova Lei de Licitações

O TCU, em representação, julgou que o edital de licitação deve deixar claro se o critério de aceitabilidade do art. 59, inc. III, da Lei nº 14.133/21 aplica-se ao preço global da proposta ou também ao preço unitário de itens.

Conforme analisado, o edital trouxe a transcrição literal do referido dispositivo, “não deixando explícito se o critério de aceitabilidade seria aplicado ao valor global da proposta ou também para o valor unitário dos itens”.

Desse modo, o relator apontou que, “ainda que não tenha interferido no resultado final da licitação, pode ter prejudicado a interpretação para que os licitantes já soubessem de antemão que os valores apresentados para cada item seriam utilizados como critério de aceitabilidade”.

Diante disso, o tribunal deu ciência da irregularidade no sentido de que a “ausência de divulgação, no edital do certame, do critério de aceitabilidade com base nos valores apresentados para cada item licitado, ainda que com adjudicação por grupo”, está em desacordo com a jurisprudência do TCU, a exemplo do Acórdão 2989/2018, do Plenário. (Grifamos.) (TCU, Acórdão nº 2.190/2024, do Plenário, Rel. Min. Augusto Nardes, j. em 16.10.2024.)

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite