Estatais: o sigilo do valor estimado nas contratações por dispensa – art. 29, Lei nº 13.303/16

Estatais

Questão apresentada à Equipe de Consultoria Zênite:

“As dispensas de licitação regidas pelo art. 29 da Lei nº 13.303/2016 se submetem a regra do sigilo sobre valor estimado conforme prevê o art. 34 da mesma Lei?”

DIRETO AO PONTO

Ainda que a questão em exame possa suscitar entendimentos diversos, compreende-se que as dispensas de licitação regidas pelo art. 29 da Lei nº 13.303/2016 se submetem, igualmente, a regra do sigilo sobre valor estimado, conforme prevê o art. 34 da mesma Lei.

Salvo melhor juízo, essa é a orientação da Zênite, de caráter opinativo e orientativo, elaborada de acordo com os subsídios fornecidos pela Consulente.

Você também pode gostar

FUNDAMENTAÇÃO

O sigilo do valor orçado compreende a regra a ser aplicada nas licitações realizadas pelas estatais, independentemente do procedimento adotado para a realização do certame, de modo que seu afastamento requer ampla motivação, na forma do art. 34 da Lei nº 13.303/2016:

Art. 34. O valor estimado do contrato a ser celebrado pela empresa pública ou pela sociedade de economia mista será sigiloso, facultando-se à contratante, mediante justificação na fase de preparação prevista no inciso I do art. 51 desta Lei, conferir publicidade ao valor estimado do objeto da licitação, sem prejuízo da divulgação do detalhamento dos quantitativos e das demais informações necessárias para a elaboração das propostas. (Grifamos.)

Ao comentar esse dispositivo, Cesar A. Guimarães Pereira aduz:

Também de modo alinhado com o regime da Lei 12.462 (RDC), o art. 34 da Lei das Empresas Estatais prevê que ‘o valor estimado do contrato a ser celebrado pela empresa pública ou pela sociedade de economia mista será sigiloso’. Esta é a regra geral. Porém, faculta-se à empresa estatal dar publicidade ao orçamento desde que justifique esta opção na fase de preparação prevista no art. 51, I, da Lei 13.303. Não havendo tal justificação, deve-se observar o sigilo do orçamento.1

Disso decorre, então, que a decisão pela divulgação do orçamento estimado no edital de licitação deverá ser acompanhada de ampla motivação em torno de sua conveniência e oportunidade em face das particularidades do caso concreto.

Ainda que se possa cogitar que a Lei nº 13.303/2016 tenha estabelecido que ao “valor estimado da licitação” promovida por empresas estatais será sigiloso, destaca-se que a redação do dispositivo legal define que o “valor estimado do contrato a ser celebrado pela empresa pública ou pela sociedade de economia mista será sigiloso”.

E, como bem se sabe, como regra, o contrato pretendido pela empresa pública ou pela sociedade de economia mista deve ser precedido de licitação, podendo, nas hipóteses previstas na legislação, ser celebrado diretamente, por dispensa e inexigibilidade de licitação.

Dessa forma, na medida em que a Lei nº 13.303/2016 estabelece que o “valor estimado do contrato a ser celebrado pela empresa pública ou pela sociedade de economia mista será sigiloso” e não que o valor estimado da licitação será sigiloso, pode-se entender que, independentemente do procedimento adotado para seleção do futuro contratado (licitação ou contratação direta), o valor estimado, aplicado como critério para exame de aceitabilidade das propostas examinadas, por força de expressa previsão legal, será sigiloso.

Sequer se diga que o dispositivo legal faculta à empresa estatal, mediante justificação na fase de preparação prevista no inciso I do art. 51 desta Lei, conferir publicidade ao valor estimado do objeto da licitação”, o que atestaria o fato de a Lei nº 13.303/2016 impor apenas o sigilo do valor estimado da licitação e não das contratações diretas por dispensa e inexigibilidade de licitação.

Isso porque, ao definir a exceção – divulgação do valor estimado, a Lei nº 13.303/2016 exigiu justificativa na fase preparatória e, no caso, a fase preparatória ou de planejamento não é exclusiva dos processos licitatórios, sendo própria dos processos de contratação.

A par dessa fundamentação baseada na disciplina expressamente prevista na Lei nº 13.303/2016, agrega-se outro fundamento, qual seja a finalidade almejada com a opção pelo sigilo do valor estimado.

Conforme afirmou Ângelo Henrique Lopes Silva,

Considerando que as estimativas de preço de reserva efetuadas pelo governo, por conservadorismo e/ou conhecimento parcial dos mercados, são geralmente mais elevadas, é recomendada a princípio a utilização do preço de reserva secreto, principalmente em certames de reduzida concorrência.2

Justamente a fim de evitar eventual “ancoragem” dos preços em patamares próximos ao valor estimado pela Administração, no mais das vezes acima dos patamares efetivamente praticados no mercado, a manutenção do sigilo do valor estimado pode ser uma prática interessante independentemente do procedimento adotado para seleção do futuro contratado. Nesses termos, não parece lógico cogitar que a condição apontada ocorra apenas nas contratações precedidas da instauração de processo licitatório. Pelo contrário.

NOTAS E REFERÊNCIAS

PEREIRA, Cesar A. Guimarães. Estatuto jurídico das empresas estatais: Lei 13.303/2016. JUSTEN FILHO, Marçal (Org.). São Paulo: Revista dos Tribunais, 2016., p. 343.

SILVA, A. H.  L. Preço de reserva sigiloso em licitações públicas. In: Prêmio Tesouro Nacional, 16, 2011, Brasília.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores