É possível o reajuste dos preços em credenciamento? O que diz o Decreto 11.878/2024?

Contratação diretaNova Lei de Licitações

Tanto a Lei nº 14.133/21, como o Decreto nº 11.878/2024 fixam a obrigação de a Administração, ao realizar credenciamento nas hipóteses de: (i) contratações paralelas e não excludentes e (ii) com seleção a critério de terceiro, fixar no edital o valor que será pago pelos serviços/fornecimentos (art. 79, parágrafo único, inc. III e art. 7º, § 1º, respectivamente).

O valor previamente fixado pela Administração não é imutável. Pelo contrário, a Constituição Federal (art. 37, inc. XXI, parte final) e a Lei nº 14.133/21 (racionalidade que pode ser extraída dos artigos 25, §§ 7º e 8º, 92, inc. V, §§ 3º e 4º, art. 135, art. 124, inc. II, “d”) preveem a necessidade de preservar o “poder de compra” da remuneração – cujo montante no caso de credenciamento é objeto de adesão por parte do particular, ao se credenciar -, o qual pode ser afetado em função do processo inflacionário.

Nesse sentido, o Decreto nº 11.878/2024, no art. 7º, inc. IX, estabelece que o edital de credenciamento observará as regras gerais da Lei nº 14.133/21 e conterá, dentre outras, as condições para alteração ou atualização de preços nas hipóteses de contratações paralelas e não excludentes e com seleção a critério de terceiro.

O §1º do mesmo dispositivo reforça que o “edital definirá os valores fixados e poderá prever índice de reajustamento dos preços, quando couber, para as hipóteses de contratação paralela e não excludente e de contratação com seleção a critério de terceiros.”

Portanto, o edital de credenciamento deverá definir o critério de reajuste que será adotado para o valor fixado.

Por fim, em se tratando de credenciamento para a hipótese de mercados fluídos, não há que se falar em reajuste, na medida em que os valores praticados acompanham a flutuação dos preços. Aliás, o art. 7º, §2º do Decreto estabelece que na “hipótese de contratação em mercados fluidos, o edital poderá, quando couber, fixar percentual mínimo de desconto sobre as cotações de mercado registradas no momento da contratação.” E, na forma do §3º do mesmo artigo, “para a busca do objeto com melhores condições de preço nas contratações em mercados fluidos, será fornecida, quando for possível, solução tecnológica que permita a integração dos sistemas gerenciadores e interface aos sistemas dos fornecedores.”

Portanto, não só é possível como desejável prever no edital de credenciamento, para contratações paralelas e não excludentes ou com seleção a critério de terceiro, o critério de reajuste que será adotado. Trata-se de medida que privilegia o equilíbrio econômico-financeiro e prestigia a segurança jurídica nas relações a serem formadas por meio do credenciamento.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores