Da possibilidade de apostilamento em empreitadas por preço unitário

Contratos Administrativos

Recentemente quando do julgamento do Acórdão 1.643/2024 – Plenário, o Tribunal de Contas da União (TCU) propôs a transformação da jurisprudência em vigor sobre adoção de apostilamento para variações congênitas de quantitativo em contratações de empreitada por preço unitário.

(…)

Prosseguindo para o exame do mérito, o relator, citando um trecho do edital que foi julgado irregular porque na prática possibilitaria o acréscimo de quantitativos unitários sem a celebração de aditivo, afirmou que “algumas imprecisões, por serem já esperadas pelas partes – e, portanto, já estarem “contratualizadas” –, poderiam ser feitas por mero apostilamento, respeitado o valor global do contrato […]”.

Em suas razões de decidir, o exímio relator explicou que determinadas tipologias de obra incluem tipicamente uma variação de pagamento e que essa rotina variável é sabida e bem reconhecida no âmbito técnico e que por mais bem planejado que seja o projeto as quantidades previstas fatalmente variarão e, tais variações não necessariamente se enquadram nas hipóteses legais de aditivo, pois não se tratam de erro no projeto tampouco modificação dele, “situações que envolveriam uma alteração na manifestação de vontades e consequente aditivo contratual.”

Texto completo aqui!

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Contratação diretaNova Lei de Licitações

Das impugnações, dos pedidos de esclarecimento e dos recursos nas dispensas de licitação?

RESUMO O artigo analisa a possibilidade de impugnações e recursos administrativos nas dispensas de licitação, conforme previsto na Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). Embora o procedimento de contratação...

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite