Contrato: aditamento para inclusão de condições do termo de referência

Contratos Administrativos

Questão apresentada à Equipe de Consultores Zênite:

“Determinado contrato de prestação de serviços de assistência médico hospitalar não incluiu, entre suas previsões, alguns detalhamentos do objeto que estavam devidamente contemplados no termo de referência que instruiu o procedimento licitatório. Em vista do 1º aditamento contratual, indagamos se é possível aproveitar a oportunidade para corrigir a questão e inserir formalmente no contrato as atividades em questão.”

DIRETO AO PONTO

(…) considerando que o edital era claro no sentido de que as propostas deveriam ser formuladas em atenção a todas as regras deste e de seus anexos, inclusive termo de referência, a situação descrita configura mera irregularidade formal passível de saneamento.

Isso, frise-se, se, de fato, as atividades omitidas no documento que comprova a existência do contrato, integraram o termo de referência (anexo ao edital) e a proposta. Sendo esse o caso, nada impedirá a Administração de, no aditamento, corrigir a questão e inserir formalmente as atividades omitidas por equívoco.

Você também pode gostar

Salvo melhor juízo, essa é a orientação da Zênite, de caráter opinativo e orientativo, elaborada de acordo com os subsídios fornecidos pela Consulente.

FUNDAMENTAÇÃO

É importante considerar que o conteúdo dos contratos celebrados pela Administração é determinado pela conjugação das diretrizes do edital da licitação (e seus anexos) com a proposta vencedora do certame. Isso é o que afirmam os arts. 54, § 1º e 55, XI, da Lei nº 8.666/1993. Até porque, tomado o contrato como o resultado lógico da licitação, é certo que suas disposições devem refletir os termos da disputa pela contratação e da proposta selecionada como a mais vantajosa.

Sobre o tema, vejamos os ensinamentos de Renato Geraldo Mendes:

Para entender a figura jurídica do contrato administrativo na contratação pública, é necessário compreender que o contrato é uma relação não só entre duas ou mais pessoas, mas entre duas realidades indissociáveis: o “E” e o “R”. O “E” representa o encargo definido pela Administração e que será assumido pelo contratado. E o “R” representa a remuneração fixada pelo interessado em função do encargo definido pela Administração. A forma mais fácil de entender o contrato é compreender a sua essência, sabendo como a relação que o caracteriza é constituída. A análise do contrato pode ser feita a partir dos dois elementos essenciais (“E” e “R”). Para entender o contrato administrativo, é possível tanto estabelecer uma análise relacional entre esses dois termos como também realizar uma análise isolada de cada um. O “E” é definido no edital. Representa o que a Administração estimou para satisfazer a sua necessidade, que foi identificada e requisitada ou referenciada por uma das suas unidades. Decorre do planejamento da contratação, o qual é realizado na fase interna. O “E” não se confunde com a própria necessidade. A necessidade é o problema que precisa ser resolvido, o “E” é a solução para o problema. O “E” não se confunde com o que se denomina tradicionalmente de objeto da contratação, é mais amplo que ele (objeto). O objeto é o núcleo do encargo (E) e traduz a solução específica para resolver o problema (necessidade). A função básica do edital é materializar o “E” que foi estabelecido no planejamento. O “E” deve ser definido de forma clara e precisa, sendo fundamental que ele garanta a satisfação da necessidade da Administração. O “E” tem de preservar o mínimo indispensável para satisfazer a necessidade, mas a ele não precisa se limitar. Por outro lado, O “R” é fixado na proposta do licitante e representa o que ele precisa para executar o “E”. Portanto, a fixação do “R” é feita com base no “E”. O “E” representa o que a Administração precisa para satisfazer a sua necessidade. O “R” representa o que o contratado precisa para cumprir o compromisso assumido e, ainda, viabilizar o indispensável retorno financeiro pela exploração da atividade econômica. Então, a dimensão econômica do “E” equivale à expressão monetária do “R”. O “R” traduz (financeiramente) a dimensão econômica do “E”.1 (Destacamos.)

Como consequência natural, se o instrumento de contrato disciplina disposições não devidamente consagradas pelo edital, seus anexos, e pela proposta, haverá um vício que compromete toda a validade da relação contratual. Isso se deve ao fato de que o contrato, nesse caso, inovará indevidamente os termos da licitação, estabelecendo obrigações ou direitos não devidamente detalhados ao tempo da realização do certame licitatório.

Apenas com o intuito de reforçar a importância do termo de referência enquanto anexo do edital, definidor e igualmente, balizador, para a apresentação das propostas, veja-se a decisão do TCE/MG, como referencial:

16554 – Contratação pública – Pregão – Planejamento – Termo de referência – Conceito – Finalidade – TCE/MG

Conforme entendimento do TCE/MG, “o termo de referência, específico para a modalidade de pregão (…), é instrumento de gestão estratégica, sendo, portanto, indispensável. Representa uma projeção detalhada da futura contratação, onde são abordadas questões como a definição do objeto de forma detalhada, clara e precisa; as etapas; os prazos; o valor estimado da contratação quanto ao custo unitário e global; a modalidade da licitação; a metodologia a ser observada (envolve tanto o tipo de insumos utilizados quanto o manuseio destes insumos); os critérios de avaliação de qualidade do produto; forma de apresentação do produto; critérios para avaliação da habilitação dos proponentes, além de outras questões. Em razão disto, o Termo de Referência é utilizado como um anexo ao edital de licitação. (…) Se o Termo de Referência for falho ou incompleto, a licitação estará viciada e a contratação não atenderá aos objetivos da Administração”. (Grifamos.) (TCE/MG. Principais irregularidades encontradas em editais de licitação. p. 26. Disponível em: https://www.tce.mg.gov.br/IMG/Comissao%20de%20Publicacoes/Cartilha%20Licita%C3%A7%C3%A3o%20de%20Pneus%20para%20intranet_v2.pdf. Acesso em: 06 ago. 2013, às 10h.)2

Mas a validade da contratação apenas restará prejudicada, a ponto de necessitar ser anulada, se a inovação efetivamente desdobrar os pontos essenciais inicialmente estabelecidos para a contratação, criando direitos ou obrigações amplamente ignorados pelo edital, anexos e pela proposta e, assim, gerando manifesta ofensa tanto às regras acima citadas como, também, aos princípios da vinculação ao instrumento convocatório e da isonomia.

Do mesmo modo, se o contrato se omite quanto a aspectos devidamente contemplados no edital – considerando seus anexos, inclusive termo de referência, e na proposta, a solução será a de aditar o instrumento de contrato para ajustá-lo à realidade da contratação, corrigindo as omissões.

Isso, especialmente, sob a premissa de que o edital era claro no sentido de que as propostas cumpririam ser formuladas em atenção a todas as regras do edital e seus anexos, inclusive termo de referência.

É debaixo dessas diretrizes que se deve avaliar o caso descrito.

Nesse sentido, se o termo de referência estabeleceu determinadas atividades que, apesar de contempladas na proposta, não foram materializadas no termo de contrato, nada impedirá a Administração de, no aditamento que se avizinha, corrigir a questão e inserir formalmente as atividades omitidas por equívoco. Tratar-se-á, no caso, de uma mera irregularidade formal passível de saneamento, já que, como visto, tais atividades, apesar de omitidas no documento que comprova a existência do contrato, integram a contratação na medida em que consideradas no termo de referência (anexo ao edital) e na proposta.

NOTAS E REFERÊNCIAS

1 MENDES, Renato Geraldo. Lei nº 8.666/93, nota ao art. 54, §1º, categoria Doutrina. Disponível em: <http://www.zenitefacil.com.br>. Acesso em: 17 mar. 2022.

2 Zênite Fácil. Disponível em: <http://www.zenitefacil.com.br>. Categoria Anotações, Lei nº 10.520/2002, nota ao art. 3º, Acesso em: 17 mar. 2022.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores