Contratações das organizações públicas e os desafios de greenwashing

Contratação PúblicaDoutrina

Neste mês de fevereiro de 2025, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi destaque em matérias nos maiores e mais importantes jornais brasileiros devido ao contrato que lhe permitirá receber, sem custos, 20 (vinte) carros zero quilômetro da montadora chinesa BYD.

Uma das matérias, publicada na Gazeta do Povo do Paraná, traz a informação de que o contrato é em modelo de comodato, ou seja, um empréstimo, e é válido por dois anos. O modelo do carro em contrato chama-se Seal, custa cerca de R$ 300 mil cada, o que totaliza R$ 6 milhões de transação.

Em outra matéria, o jornalista Cláudio Dantas complementa que, além do STJ, a BYD também disponibilizou veículos para a Presidência da República, o Tribunal de Contas da União (TCU), a Câmara dos Deputados e até para jornalistas.

Os principais pontos que envolvem a referida parceria são:

Você também pode gostar

– A iniciativa faz parte de estratégias de modernização e eficiência no serviço público, demonstrando abertura para colaborações com empresas internacionais.

– A associação da montadora com veículos elétricos e sustentáveis sugere que os modelos doados possam incorporar inovações que contribuem para a redução dos impactos ambientais e a modernização do parque automotivo do judiciário.

– A chegada dos novos veículos está sendo vista como um reforço para a mobilidade e logística dos trabalhos do STJ. A modernização da frota oficial pode representar ganhos de eficiência e economia, além de demonstrar o comprometimento do tribunal com a inovação e com a sustentabilidade no setor público.

Não obstante o pano de fundo das matérias jornalísticas faça referência a eventual prejuízo na imagem do STJ, pela possibilidade de conflito de interesses em casos de julgamentos futuros que possam ocorrer envolvendo a empresa chinesa, outro foco de crise pode ser a eventual acusação de greenwashing por parte do STJ, ou seja, utilização de uma estratégia de comunicação sobre uma ação falsa de impacto ambiental positivo a fim de enganar a sociedade.

Texto completo aqui!

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

 

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes necessários ao funcionamento do site, para melhorar a sua navegação e para fins de analytics. Para saber mais acesse a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando você aceita os termos sobre nossa Política de Privacidade e uso de cookies.