NOVA instrução normativa sobre a contratação de TIC

PlanejamentoTI - Tecnologia da Informação

Foi publicada hoje, 13.01.2020, a IN
SGD/ME nº 5, de 11 de janeiro de 2021
.

A nova norma tem como objetivo regulamentar os requisitos
e procedimentos para aprovação de contratações ou formação de atas de registro
de preços
, por órgãos e entidades da Administração Pública Federal direta,
autárquica e fundacional, relativos a bens e serviços de tecnologia da
informação e comunicação – TIC
.

Os órgãos e as entidades da Administração Pública Federal
direta, autárquica e fundacional deverão submeter à Secretaria de Governo
Digital do Ministério da Economia a aprovação de:

Art. 2º (…)

Você também pode gostar

I – contratações relativas a bens e serviços de TIC, para efeito do disposto no art. 9º-A do Decreto nº 7.579, de 11 de outubro de 2011, com valor global estimado do objeto superior a 20 (vinte) vezes o previsto no art. 23, inciso II, alínea “c”, da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993; e

II – formação de atas de registro de preços de serviços de TIC passíveis de adesão por parte de órgãos ou entidades não participantes, para efeito do disposto no art. 22, § 10, inciso II, do Decreto nº 7.892, de 23 de janeiro de 2013.

Não haverá necessidade de solicitação de aprovação nos
seguintes casos:

Art. 3º (…)

I – no art. 24, incisos I a XII, XV, XVI, XVIII a XXIII, XXVII a XXX, XXXIII e XXXV da Lei nº 8.666, de 1993;

II – nas leis ou decretos que tratam de medidas para enfrentamento de emergência de saúde pública ou de calamidade pública;

III – nas leis que permitam a dispensa de licitação em razão da necessidade de sigilo devidamente fundamentada; e

IV – nos projetos conduzidos pela Central de Compras da Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

A IN trata também:

  • da formalização da solicitação (art. 4º);
  • da documentação necessária (art. 5º);
  • da possibilidade de a Secretaria de Governo
    Digital dar início, de ofício, ao processo de aprovação (art. 6º);
  • do procedimento de análise técnica e aprovação
    (art. 7º a 13);
  • dos casos omissos ou dúvidas, que serão sanados
    pela Secretaria de Governo Digital (art. 14).

O art. 15 revogou as seguintes normas:

Por fim, a IN SGD/ME nº 5, de 11 de janeiro de 2021 entra em
vigor na data de sua publicação, ou seja, no dia 13 de janeiro de 2021.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite