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14.133/21: destaques do registro de preços
por Equipe Técnica da ZêniteA lei 14.133/21 tem, entre outras, duas normas bem importantes sobre registro de preços. Ligue o som e confira no Podcast Zênite!
Na contratação de uma obra ou
serviço de engenharia, o BDI compreende o valor a ser pago à empresa contratada
para executar a obra, viabilizando que ela se remunere para fazer frente aos
benefícios e despesas indiretas, por meio de percentual que incide sobre o
custo global de referência para realização da obra ou do serviço de engenharia.
No âmbito da Administração Pública
federal, o Decreto nº 7.983/2013 estabelece que o custo direto de obras e
serviços de engenharia, exceto serviços e obras de infraestrutura de
transporte, será obtido a partir das composições dos custos unitários previstas
no projeto que integra o edital de licitação, menores ou iguais à mediana de
seus correspondentes nos custos unitários de referência do Sistema Nacional de
Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi), excetuados os itens
caracterizados como montagem industrial ou que não possam ser considerados como
de construção civil (art. 3º).
O mesmo decreto também estabelece
que o “preço global de referência” é o “valor do custo global de referência
acrescido do percentual correspondente ao BDI” (art. 2º, inc. VI).
No que se refere à composição do
BDI, o decreto traz a seguinte previsão em seu art. 9º:
Art. 9º O preço global de referência será o resultante do custo global de referência acrescido do valor correspondente ao BDI, que deverá evidenciar em sua composição, no mínimo:
I – taxa de rateio da administração central;
II – percentuais de tributos incidentes sobre o preço do serviço, excluídos aqueles de natureza direta e personalística que oneram o contratado;
III – taxa de risco, seguro e garantia do empreendimento; e
IV – taxa de lucro.
No Manual obras públicas do
TCU encontra-se a definição de que o BDI deve contemplar o lucro da empresa
construtora e seus custos indiretos,
isto é, garantia, risco e seguros, despesas financeiras, administração central e tributos. Ela é um percentual que, aplicado sobre o custo da obra, eleva-o ao preço final dos serviços. Seu valor deve ser avaliado para cada caso específico, dado que seus componentes variam em função do local, tipo de obra e sua própria composição. (TCU, 2014, p. 21.)
No Acórdão nº 3.034/2014 do
Plenário, o TCU tratou do tema e definiu que
Na composição do BDI de obras públicas devem ser considerados somente os custos alocados com base em critérios de rateio ou em estimativas ou aproximações, tais como: administração central, riscos, seguros, garantias e despesas financeiras, além da remuneração da empresa contratada e tributos incidentes sobre o faturamento. (TCU, Acórdão nº 3.034/2014, Plenário.)
Essa mesma orientação já havia sido
adotada pela Corte de Contas quando do julgamento do Acórdão nº 2.622/2013 do
Plenário:
A taxa de BDI deve ser formada pelos componentes: administração central, riscos, seguros, garantias, despesas financeiras, remuneração do particular e tributos incidentes sobre a receita auferida pela execução da obra. Custos diretamente relacionados com o objeto da obra, passíveis de identificação, quantificação e mensuração na planilha de custos diretos (administração local, canteiro de obras, mobilização e desmobilização, dentre outros), não devem integrar a taxa de BDI. (TCU, Acórdão nº 2.622/2013, Plenário.)
Com base nos precedentes citados,
infere-se que, de acordo com as orientações do TCU, para a composição do BDI de
obras públicas, a Administração deve ponderar apenas os custos alocados a
partir de critérios de rateio ou estimativas, a exemplo da administração
central, dos riscos, de seguros, das garantias e despesas financeiras, da
remuneração da contratada e dos tributos que incidem sobre o faturamento.
REFERÊNCIA
TCU – Tribunal de Contas da
União. Manual obras públicas: recomendações básicas para a
contratação e fiscalização de obras de edificações públicas. 4. ed. Brasília:
TCU, 2014. Disponível em:
<https://portal.tcu.gov.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A8182A15232A37901529D259F061157>.
Acesso em: 10 jun. 2014.
Nota: O material acima foi originalmente
publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos, na seção
Perguntas e Respostas, e está disponível no Zênite Fácil,
ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação
pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essa e
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A lei 14.133/21 tem, entre outras, duas normas bem importantes sobre registro de preços. Ligue o som e confira no Podcast Zênite!
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