Quais as orientações do Dec. nº 10.086/2022 do Paraná aos gerenciadores e participantes de registro de preços?

Nova Lei de Licitações

O Decreto do Estado do Paraná nº 10.086/2022 define no seu art. 22, inciso II, que o planejamento de compras, obras, serviços geral e de engenharia deverá considerar a expectativa de consumo anual e observar o “processamento por meio de sistema de registro de preços, quando pertinente”.

Para que o processamento dessas contratações se dê por meio de sistema de registro de preços será preciso que a situação fática atenda a uma das condições previstas nos incisos do art. 290 do regulamento estadual, que traz a seguinte disciplina:

Art. 290. O Sistema de Registro de Preços será adotado, preferencialmente:

I – quando, pelas características do bem ou serviço, houver necessidade de contratações frequentes;

Você também pode gostar

II – quando for conveniente a aquisição de bens com previsão de entregas parceladas ou contratação de serviços remunerados por unidade de medida ou em regime de tarefa;

III – quando for conveniente a aquisição de bens ou a contratação de serviços para atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo; ou

IV – quando, pela natureza do objeto, não for possível definir previamente o quantitativo a ser demandado pela Administração.

Não obstante a previsão regulamentar, a Consultoria Zênite entende que, em última análise, dois são os fatores determinantes para autorizar a instituição de uma ata de registro de preços, quais sejam:

  1. a eventualidade das contratações e/ou a imprevisibilidade da demanda, tornando inviável a prévia e precisa estimativa do objeto a ser consumido;
  2. o atendimento a mais de um órgão ou entidade, ou a programas de governo.

A seguir, uma tabela detalha os órgãos gerenciadores indicados pelo Estado, bem como as competências dos gerenciadores e participantes (para baixar clique aqui):

[Blog da Zênite] Quais as orientações do Dec. nº 10.086/2022 do Paraná aos gerenciadores e participantes de registro de preços?
Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Contratação diretaNova Lei de Licitações

Das impugnações, dos pedidos de esclarecimento e dos recursos nas dispensas de licitação?

RESUMO O artigo analisa a possibilidade de impugnações e recursos administrativos nas dispensas de licitação, conforme previsto na Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). Embora o procedimento de contratação...

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite