Nova IN SEGES/ME nº 73/2022: julgamento por menor preço ou maior desconto – pregão e concorrência

Nova Lei de Licitações

Foi publicada ontem (03/10), a Instrução Normativa SEGES/ME nº 73, de 30 de setembro de 2022, que regulamenta o critério de julgamento por menor preço ou maior desconto, na forma eletrônica, para a contratação de bens, serviços e obras. A norma regulamenta o art. 33 da Lei nº 14.133/2021 e entra em vigor no dia 1º de novembro.

A norma é a primeira que disciplina procedimentos por critérios de julgamentos nas licitações de acordo com a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/21) e estabelece diretrizes para a efetivação dos ritos de forma eletrônica, alcançando as modalidades pregão, concorrência e a fase competitiva do diálogo competitivo.

O regulamento aponta que as licitações serão realizadas em sessões públicas, através do Sistema de Compras do Governo federal (disponível em: www.gov.br/compras.), com a observância das seguintes fases: preparatória; divulgação do edital de licitação; apresentação de propostas e lances; julgamento; habilitação; recursal e homologação.

A Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, órgão expedidor da IN, apontou que a economicidade, transparência, melhor aproveitamento dos recursos humanos, materiais e financeiros disponíveis, além de racionalização e padronização processual estão entre os impactos da nova norma.

 

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores