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A LEI N° 14.133/2021 NA VISÃO DO TCU, DOS TCEs E DO JUDICIÁRIO
por Equipe Técnica da ZêniteCapacitação online | 19 a 23 de maio
A inteligência artificial tem revolucionado diversas áreas, incluindo a contratação pública. Desde os primeiros avanços em redes neurais até a criação de textos e dados sintéticos, essa tecnologia oferece ferramentas para otimizar processos, ampliar a transparência e melhorar a eficiência. Conhecer sua evolução é essencial para entender e se permitir explorar o potencial transformador junto à Administração Pública.
Breve histórico da evolução da IA, com foco em inteligência generativa:
IA Generativa
Trata-se de um campo da inteligência artificial focado na criação de conteúdo original a partir de dados existentes. Isso pode incluir textos, imagens, áudio (música e vozes), vídeos, códigos, e outros formatos de dados.
Textos: é capaz de criar textos coerentes e plausíveis a partir de solicitações e diretrizes fornecidas pelos usuários. Embora pareça entender como um ser humano, ela na verdade não “compreende” no sentido humano da palavra. Em vez disso, realiza cálculos baseados em probabilidades, determinando a sequência mais provável de palavras, frases e parágrafos com base nos dados em que foi treinada.
Treinada em bilhões de exemplos de texto, essa tecnologia consegue produzir conteúdo bem estruturado e convincente. No entanto, é importante notar que nem sempre os textos gerados são factualmente corretos, já que a IA não tem capacidade de verificar a veracidade das informações.
Além do ChatGPT, algumas outras ferramentas notáveis de IA generativa de textos incluem:
– Google Gemini: lançado no Brasil em julho de 2023.
– Claude: lançado mundialmente pela Anthropic, também em julho de 2023.
Capacitação online | 19 a 23 de maio
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