Estatais: em obra é possível alterar unilateralmente o projeto ou as especificações técnicas? Caso positivo, em quais as situações e requisitos?

Estatais

A questão acima foi apresentada ao Serviço de Orientação da Zênite e foi respondida da seguinte forma:

DIRETO AO PONTO

A superveniência da Lei nº 13.303/2016 não afetou as diretrizes cabíveis na análise da adequação das alterações qualitativas, exceto no que diz respeito à necessidade de haver anuência entre as partes (não há mais a prerrogativa de alteração unilateral).

Nessa medida, é indispensável a motivação da pertinência da modificação para a consecução dos interesses públicos tutelados no contrato e a demonstração da sua necessidade em decorrência de fatos supervenientes à etapa pré-contratual, a sua repercussão na equação econômico-financeira (avaliados, aqui, os termos estabelecidos na matriz de risco), bem como, a rigor, a atenção aos limites legais (art. 81, §1º, da Lei nº 13.303/2016). A cautela, então, reside na demonstração de que a modificação é pertinente, e de que restam preenchidos os pressupostos legais.

FUNDAMENTAÇÃO

Você também pode gostar

A orientação a respeito das alterações qualitativas não se altera em face do regime adotado no âmbito do contrato administrativo (se a Lei nº 8.666/93 ou a Lei nº 13.303/16). Isso porque, exceto no que tange à possibilidade de alterar unilateralmente os contratos (o que somente se verifica no regime da Lei nº 8.666/93), os pressupostos para as modificações contratuais são os mesmos. Vejamos.

Considerando que os contratos da Administração devem visar ao atendimento de interesses públicos, quaisquer modificações pretendidas devem ter como foco possibilitar a adequação do objeto ajustado, que não seria capaz de satisfazer a necessidade pública determinante da sua contratação em virtude da ocorrência de fatos supervenientes ou de conhecimento superveniente que alteraram o contexto identificado quando do planejamento da contratação.

As alterações unilaterais do objeto estão previstas nos incisos I e II do art. 81 da Lei nº 13.303/16, segundo o qual os “contratos celebrados  nos  regimes  previstos  nos  incisos I a V do art. 43 contarão com cláusula que estabeleça a possibilidade de alteração, por acordo entre as partes, nos seguintes casos”: (a) quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos; (b)  quando necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, nos limites permitidos por esta Lei.

Qualquer que seja a natureza da alteração (qualitativa ou quantitativa), a legitimidade de sua efetivação irá demandar: (a) justificativa da existência de um fato posterior à licitação, ou conhecido após a sua realização, que tenha mudado as condições contratuais (razão pela qual se faz a alteração); (b) o respeito aos direitos do contratado, sintetizados na manutenção da equação econômico-financeira; e (c) formalização por termo aditivo.

Ainda, seguindo o entendimento que até então vem sendo adotado por algumas Cortes de Contas (especialmente considerando o disposto no art. 65, §1º, da Lei nº 8666/93), a exemplo do TCU, tanto as alterações quantitativas quanto as qualitativas se sujeitam aos limites legais, no caso:

Art. 81. Os contratos celebrados nos regimes previstos nos incisos I a V do art. 43 contarão com cláusula que estabeleça a possibilidade de alteração, por acordo entre as partes, nos seguintes casos:

(…)

§ 1º O contratado poderá aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato, e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinquenta por cento) para os seus acréscimos.

§ 2º Nenhum acréscimo ou supressão poderá exceder os limites estabelecidos no § 1º, salvo as supressões resultantes de acordo celebrado entre os contratantes.” (Destacamos.)

Presentes os pressupostos em tela, a Administração estará legitimada a promover a alteração qualitativa necessária para garantir o atendimento ao interesse público que se pretende tutelar com a execução do contrato assinado.

Quando o interesse na modificação do ajuste se origina da própria Administração, porque a identificação da sua necessidade se deu por agentes públicos, caberá a ela comprovar a efetiva pertinência desta providência para alcançar os objetivos pretendidos com a contratação.

Por sua vez, é possível que a modificação qualitativa se dê a partir de solicitação do contratado. Nessa hipótese, quando é o particular quem identifica uma nova condição decorrente de fator não contemplado na matriz de riscos e não conhecido à época da formulação da sua proposta, mas que representa uma solução mais conveniente e oportuna para atender ao interesse público, caberá a ele propor e motivar a necessidade de modificação com a indicação da repercussão econômica.

Ao tratar das alterações qualitativas, Renato Geraldo Mendes leciona o seguinte:

Alteração qualitativa é a modificação promovida pela Administração nos contratos administrativos com o objetivo de melhor adequar descrições e especificações do objeto às necessidades da Administração. O objeto do contrato é a solução definida pela Administração para atender a uma necessidade identificada. Quando essa solução não se revela, em determinadas particularidades, a mais adequada para atender à referida necessidade, a lei autoriza que se proceda a modificação da solução definida, de acordo com os limites legais. Em razão da alteração, não se pode desnaturar a solução definida, devendo-se apenas, e tão-somente, ajustar a solução para que possa produzir o melhor resultado possível. Se a alteração produzir, na essência, uma nova solução, será considerada ilegal. A alteração qualitativa pode ser unilateral ou bilateral. Normalmente é unilateral, isto é, imposta pela Administração. Segundo orientação do TCU, a alteração qualitativa deve respeitar o limite de 25% do valor atualizado do contrato (Decisão nº 215/1999 – TCU). Esse entendimento do TCU não goza de concordância unânime dos doutrinadores. As alterações qualitativas devem ser formalizadas por meio de termo aditivo, obrigatoriamente. (MENDES, Renato Geraldo. Lei nº 8.666/93, nota ao art. 65, inciso I, “a”, categoria Doutrina. Disponível em www.zenitefacil.com.br; destacamos.)

Agora, é importante pontuar que, mesmo nos casos em que a contratada solicita a alteração qualitativa, é imperioso que haja exaustiva análise da sua pertinência por parte da Administração. Ou seja, a motivação da contratada quanto à necessidade de modificação qualitativa não é suficiente para resultar na implementação dessa medida; é preciso que a Administração avalie pormenorizadamente todos os elementos relacionados à modificação contratual solicitada e, assim, decida motivadamente a respeito do seu cabimento.

[Blog da Zênite] Estatais: em obra é possível alterar unilateralmente o projeto ou as especificações técnicas? Caso positivo, em quais as situações e requisitos?

Essa é uma, das muitas consultas respondidas diariamente pelo Serviço de Orientação por Escrito Zênite!

Veja o que a solução Zênite oferece aqui e contate o nossa equipe: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores