Decreto nº 11.878/2024: é possível impugnar o edital de credenciamento? Cabe recurso?

Contratação diretaPlanejamento

O Decreto federal nº 11.878/2024, que regulamenta o credenciamento no âmbito da Administração federal direta, autárquica e fundacional, estabelece no art. 16 que “qualquer pessoa é parte legítima para impugnar edital de credenciamento por irregularidade ou para solicitar esclarecimento sobre os seus termos.” Para tanto, nos parágrafos do referido dispositivo, traz as seguintes condições:

– A comissão de contratação responderá aos pedidos de esclarecimentos ou à impugnação no prazo de três dias úteis, contado da data de recebimento do pedido (§1º).

– Em caso de acolhimento da impugnação, o edital retificado será publicado no PNCP (§2º).

– A impugnação não terá efeito suspensivo e a decisão da comissão de contratação será motivada nos autos (§ 3º)

– As respostas aos pedidos de esclarecimentos e impugnações serão divulgadas no Compras.gov.br no prazo estabelecido no § 1º (§ 4º).

Você também pode gostar

Também em atenção à previsão constitucional – artigo 5º, LV – que garante aos litigantes e aos acusados em geral, em processo judicial ou administrativo, o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes, há previsão no Decreto federal nº 11.878/2024 quanto ao direito de recorrer das decisões da Comissão que julga o pedido de credenciamento do interessado.

É o art. 17 que define que “após a decisão da administração sobre a habilitação, o interessado poderá, conforme definido em edital, manifestar sua intenção de recorrer, sob pena de preclusão.” E, para tanto, nos parágrafos subsequentes estabelece as seguintes regras:

– O interessado poderá interpor recurso, no prazo de três dias úteis, contado da data de publicação da decisão (§1º).

– O recurso será dirigido à comissão de contratação, que, se não reconsiderar o ato ou a decisão no prazo de três dias úteis, encaminhará o recurso com a sua motivação à autoridade superior (§ 2º).

– A autoridade superior deverá proferir a sua decisão no prazo máximo de dez dias úteis, contado da data de recebimento dos autos (§ 3º).

Portanto, o Decreto nº 11.878/2024, ao regulamentar o instituto do credenciamento previsto na Lei nº 14.133/2021, prevê tanto o direito de impugnar o edital de convocação para credenciamento, como o direito de recorrer das decisões da comissão de contratação.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite