TCE/PR: divulgação de editais em jornais de grande circulação, impressos e digitais, pelos municípios  |  Blog da Zênite

TCE/PR: divulgação de editais em jornais de grande circulação, impressos e digitais, pelos municípios

LicitaçãoNova Lei de LicitaçõesPublicidade

O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE/PR) foi consultado sobre a forma correta de divulgar os extratos de edital nos municípios, conforme a Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).

A dúvida apresentada envolvia a possibilidade de utilizar meios digitais para a publicação, além dos tradicionais meios impressos, especialmente para aqueles municípios que não possuem jornal diário de grande circulação.

O que o Tribunal decidiu?

O Tribunal respondeu que a obrigação de publicação do extrato do edital em jornal diário de grande circulação é inalterável para os municípios, em conformidade com o art. 54, § 1º da Lei nº 14.133/21. Contudo, a decisão esclareceu que tanto meios impressos quanto digitais podem ser usados para atender a essa exigência, considerando a evolução tecnológica que permite que muitos periódicos digitais atinjam grandes áreas de circulação, local ou regionalmente.

E se o município não tiver jornal diário de grande circulação?

No caso de um município que não possua jornal diário de grande circulação, seja impresso ou digital, o Tribunal orientou que a publicação deve ser realizada em periódicos da região mais próxima, como em jornais de grande circulação da região metropolitana ou grandes regiões vizinhas. O objetivo é garantir a transparência, fiscalização e controle social, princípios que devem ser atendidos de forma eficaz.

Como identificar um jornal de grande circulação?

Outro ponto abordado foi o conceito de jornal de grande circulação, que, segundo o TCE/PR, não tem uma definição exata ou padronizada. A verificação de qual veículo atende a esse conceito deve ser feita caso a caso, levando em consideração as características do veículo de comunicação e as do ente licitante. O importante é que a publicidade atenda ao princípio da publicidade, permitindo que a fiscalização pública e o controle social sejam efetivos.

Fonte: TCE/PR, Processo nº 698814/2024, Rel. Cons. Fernando Augusto Mello Guimarães, j. em 27.05.2025.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite