Epidemias e pandemias – Efeitos nos contratos – Impacto nos contratos administrativos

Doutrina

Alguns juristas vêm manifestar-se sobre questões que dizem respeito aos efeitos de tristes eventos, como epidemias, pandemias e outros males, nos contratos como um todo. A atualidade deste tema os tem levado a revisitar o direito e a dele extrair lições há muito dadas pela doutrina pátria e alienígena.  

Alguns artigos atuais estão tratando do tema.

Como profissional da área do direito, especialmente da área do direito administrativo, também não resistimos à ideia de escrever sobre o tema, com reflexões feitas no decorrer da vida profissional.

Nem sempre o que foi pactuado entre as partes pode prevalecer como obrigação inafastável.

Você também pode gostar

Hoje, mais do que pacificado está que circunstâncias existem que afastam a força obrigatória dos contratos, em sua compreensão anterior; afastam o “dogma da vontade” em cujo rastro pontificou o pacta sunt servanda, princípio antes tão defendido como manto protetor da florescente burguesia pós-revolução francesa.

Como dizia Heráclito de Éfeso: “tudo flui enquanto resultado da tensão contínua dos opostos”.

Ganhou vulto a teoria da imprevisão e, em seu trilho, veio a defesa da resolução e da revisão dos contratos. O princípio do respeito rigoroso aos compromissos assumidos relativizou-se para amparar situações imprevistas e imprevisíveis pelas partes no momento da celebração do contrato.

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e também no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores