As hipóteses de dispensa em razão do valor valem para os serviços de arquitetura ou apenas para os serviços de engenharia?

Obras e Serviços de Engenharia

DIRETO AO PONTO: […] o conceito de “obras e serviços de engenharia” previsto na Lei de Licitações e na Lei das Estatais deve ser tomado de forma ampla, de modo que todos os serviços que exijam o registro do contratado perante o CREA/CAU e, consequentemente, o acompanhamento de profissionais inscritos junto a essas entidades, deverão ser considerados serviços de engenharia. Sendo assim, a melhor compreensão a respeito da matéria conduz à conclusão de que a expressão “obras e serviços de engenharia” deve abranger também “obras e serviços de arquitetura”.

FUNDAMENTAÇÃO

O art. 24, inc. I, da Lei nº 8.666/1993 e o art. 29, inc. I, da Lei nº 13.303/2016 têm o mesmo objetivo, qual seja, dispensar o dever de instaurar processo licitatório para a contratação de obras e serviços de engenharia cujo valor não ultrapasse os limites fixados nesses dispositivos e desde que não se refiram a parcelas de uma mesma obra ou de um mesmo serviço ou, ainda, a obras e serviços de mesma natureza e no mesmo local que possam ser realizadas conjunta e concomitantemente.

Por isso, a análise da presente questão deve ponderar que, apenas em 2010, houve a cisão institucional da entidade profissional competente por disciplinar e fiscalizar o exercício profissional das atividades de arquitetura e urbanismo e das atividades de engenharia.

Até a edição da Lei nº 12.378/2010, que desmembrou institucionalmente a profissão do arquiteto daquela exercida pelo engenheiro, o segmento de engenharia comportava ambas as atividades (de arquitetura e de engenharia). Isso denota a clara identidade funcional entre as atividades de engenharia e as da arquitetura.

Você também pode gostar

Nesse contexto, a Lei nº 8.666/1993 instituiu a hipótese de dispensa em razão do valor para obras e serviços de engenharia, a qual, já consolidada na ordem jurídica, foi incorporada pela Lei nº 13.303/2016.

Sabendo-se do cenário normativo vigente até 2010 (que congregava as duas profissões – de engenharia e de arquitetura – sob um mesmo conjunto normativo de regulação e de fiscalização), bem como do cenário mercadológico inerente ao exercício dessas atividades (há uma margem significativa de funções exercidas em concorrência por ambos os profissionais, tal como autorizado por lei), é preciso interpretar de forma ampla a expressão “serviços de engenharia”.

A literalidade do disposto no art. 24, inc. I, da Lei nº 8.666/1993 e no art. 29, inc. I, da Lei nº 13.303/2016, que remetem apenas a “obras e serviços de engenharia”, não pode ter o condão de excluir desse cenário as contratações envolvendo serviços de arquitetura, assim considerados aqueles que demandam a atuação de arquiteto e requisitem, para sua válida execução, o registro de responsabilidade técnica (RRT) junto ao CAU, nos termos do art. 2º da Lei nº 12.378/2010 e do art. 1º da Resolução CAU nº 91/2014.

Portanto, a regulamentação própria estabelecida pela lei não suprimiu a aproximação havida entre as atividades de engenharia e de arquitetura. Essa identidade é de natureza técnica e sequer poderia ser modificada pela lei. Disso resulta que a separação entre a engenharia e a arquitetura, promovida pela Lei nº 12.378/2010, foi de natureza institucional, estabelecendo regras e instâncias de controle distinto entre ambas.

Contudo, a identidade entre as atividades requer interpretação finalística das regras contidas na Lei de Licitações e na Lei das Estatais. Afinal, não faria sentido o legislador criar uma regra excepcional para as atividades de engenharia e não a estender para a arquitetura.

Consequentemente, a expressão “obras e serviços de engenharia” deve abranger também “obras e serviços de arquitetura”.

Daí por que se afirma que, se o fim pretendido foi o de disciplinar uma hipótese de dispensa própria para as atividades de engenharia, ela há de abranger as atividades próprias da arquitetura, já que, conceitualmente, ambas se assemelham e as diferenças entre elas são de natureza funcional, e não material.

Inclusive, ao tratar da questão, a AGU, citada como exemplo, apresenta a seguinte diretriz em seu Manual de obras e serviços de engenharia:

1.1. Engenharia

Tendo em vista as diversas leis que tratam da disciplina, pode-se afirmar que são atividades de engenharia aquelas executadas pelos seguintes profissionais: Engenheiros Agrônomos e Engenheiros Civis (Lei n. 5.194/66), Engenheiros Industriais, Engenheiros Mecânico Eletricistas, Engenheiros Eletricistas, Engenheiros de Minas, Engenheiros Geógrafos ou Geógrafos (Lei n. 6.664/79), Agrimensores, Engenheiros Geólogos ou Geólogos (Lei n. 4.076/62), Meteorologistas, Arquitetos e Urbanistas (Lei n. 12.378/2010).

[…]

No que diz respeito à dispensa de licitação, deve-se ter o cuidado de se evitar o fracionamento vedado em lei e, para tanto, remetemos o leitor para o item sobre fracionamento. Entretanto, considerando que os valores permitidos para a contratação direta de obras e serviços de engenharia, previstos no inciso I, são mais elevados do que para as demais situações (v.g. compra, fornecimento etc.), é necessário que, antes da contratação, o corpo técnico do órgão defina o nível de participação dos profissionais vinculados à CREA/CAU-BR, no que diz respeito à necessidade de elaboração de projeto básico/executivo e ao acompanhamento da execução do objeto da futura contratação, de forma fundamentada, a fim de defini-lo como obra ou de serviço de engenharia, ou não [TCU, Acórdão nº 3.389/2006, Primeira Câmara, Item 1.10].

Assim, tão-somente as atividades que demandem participação preponderante e essencial, além da supervisão constante dos mencionados profissionais podem ser subsumidos à hipótese do art. 24, I da LLC. […] Maiores detalhes na seção específica sobre o assunto, que trata de outros aspectos, tais como a necessidade de pesquisa de preços em um número mínimo de três empresas do ramo121, devidamente registradas no CREA/CAU-BR. (AGU, 2014, grifamos)

REFERÊNCIA

AGU – Advocacia-Geral da União. Manual de obras e serviços de engenharia: fundamentos da licitação e contratação. Brasília: AGU, 2014.


 

[Blog da Zênite] As hipóteses de dispensa em razão do valor valem para os serviços de arquitetura ou apenas para os serviços de engenharia?

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores