Webinar: IN SEGES/ME nº 58/2022 – Estudo Técnico Preliminar

Nova Lei de Licitações

Nova IN SEGES/ME nº 58/2022 foi publicada terça-feira última (9 de agosto) e dispõe sobre a elaboração dos Estudos Técnicos Preliminares – ETP, no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional, e sobre o Sistema ETP digital.

Como se tornou habitual, a SEGES/ME realizou webinar na mesma data para tratar da norma e esclarecer aspectos de sua concepção e finalidade.

Ponto que merece destaque, por ter sido abordado logo no início da transmissão, foi o esclarecimento, por parte Secretaria, de que a virada de chave para a aplicação da nova Lei de Licitações não é abril de 2023. Mas sim meses antes – novembro, dezembro e mais tardar janeiro/2023 – em vista da necessidade de instrução dos processos, em especial da fase de planejamento. Sinalizou, inclusive, que fará comunicado formal nesse sentido nos próximos dias [comunicado realizado em 31.08.2022].

De acordo com a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, a finalidade de regulamentar essa parte da nova Lei de Licitações é acolher o paradigma das compras públicas eletrônicas e seu potencial de conferir mais agilidade, eficiência e efetividade às contratações.

A IN prevê que o ETP deve estar alinhado com o Plano de Contratações Anual e o Plano de Logística Sustentável (art. 7º, da IN 58/2022) e foi ressaltada a importância do levantamento de mercado, previsto no inc. III do art. 9º da nova Instrução normativa:

Você também pode gostar

III – levantamento de mercado, que consiste na análise das alternativas possíveis, e justificativa técnica e econômica da escolha do tipo de solução a contratar, podendo, entre outras opções:

a) ser consideradas contratações similares feitas por outros órgãos e entidades públicas, bem como por organizações privadas, no contexto nacional ou internacional, com objetivo de identificar a existência de novas metodologias, tecnologias ou inovações que melhor atendam às necessidades da Administração;

b) ser realizada audiência e/ou consulta pública, preferencialmente na forma eletrônica, para coleta de contribuições;

c) em caso de possibilidade de compra, locação de bens ou do acesso a bens, ser avaliados os custos e os benefícios de cada opção para escolha da alternativa mais vantajosa, prospectando-se arranjos inovadores em sede de economia circular; e

d) ser consideradas outras opções logísticas menos onerosas à Administração, tais como chamamentos públicos de doação e permutas. (Destacamos.)

Ainda em relação ao art. 9º, destaque para as disposições dos parágrafos 2º e 3º:

§ 2º Caso, após o levantamento do mercado de que trata o inciso III, a quantidade de fornecedores for considerada restrita, deve-se verificar se os requisitos que limitam a participação são realmente indispensáveis, flexibilizando-os sempre que possível.

§ 3º Em todos os casos, o estudo técnico preliminar deve privilegiar a consecução dos objetivos de uma contratação, nos termos no art. 11 da Lei nº 14.133, de 2021, em detrimento de modelagem de contratação centrada em exigências meramente formais. (Destacamos.)

Ressaltou-se que o ETP não é obrigatório para todas as contratações, conforme previsto no:

Art. 14. A elaboração do ETP:

I – é facultada nas hipóteses dos incisos I, II, VII e VIII do art. 75 e do § 7º do art. 90 da Lei nº 14.133, de 2021; e

II – é dispensada na hipótese do inciso III do art. 75 da Lei nº 14.133, de 2021, e nos casos de prorrogações dos contratos de serviços e fornecimentos contínuos. (Destacamos.)

A nova IN também tem em vista o aproveitamento de ETPs elaborados por outros órgãos/entidades, como forma de melhorar as contratações com base na troca de informações. Nesse sentido:

Art. 10. Durante a elaboração do ETP deverão ser avaliadas: (…)

III – as contratações anteriores voltadas ao atendimento de necessidade idêntica ou semelhante à atual, como forma de melhorar a performance contratual, em especial nas contratações de execução continuada ou de fornecimento contínuo de bens e serviços, com base, inclusive, no relatório final de que trata a alínea “d” do inciso VI do § 3º do art. 174 da Lei nº 14.133, de 2021.

Ainda de acordo com dados compartilhados na webinar, o Sistema ETP Digital tem mais de 115 mil ETPs na base, sendo que 91 mil já foram publicados e podem ser replicados. O objetivo da SEGES/ME é unificar o registro cadastral para vincular o ETP e a avaliação do desempenho contratual (art. 4º, § 2º), para que seja possível verificar os instrumentos de planejamento que asseguraram os melhores modelos de execução contratual.

Por fim, o Sistema ETP Digital e respectivo manual técnico operacional serão atualizados e disponibilizados pela Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores