O self-cleaning e a sua aplicação sob a perspectiva da Lei nº 14.133/2021

Doutrina

Resumo: O presente artigo tem por objetivo investigar os contornos do instituto jurídico denominado self-cleaning, com ênfase na sua aplicação à luz da Lei nº 14.133/2021. Este estudo pretende abordar a influência das diretrizes do direito europeu no ordenamento jurídico pátrio, bem como as premissas que são aplicáveis ao self-cleaning. Neste contexto, será utilizado como recorte da investigação a incidência do self-cleaning em três momentos distintos: na celebração dos acordos substitutivos de sanção; na dosimetria da sanção administrativa; e, por fim, na reabilitação do agente contratado sancionado.

Sumário: 1. Introdução. 2. Diretiva Europeia nº 2014/24/UE do Parlamento Europeu e do Conselho e premissas gerais aplicáveis ao Self-Cleaning. 3. O tratamento da integridade na Lei nº 14.133/0221 e as perspectivas da sua aplicação nas licitações e contratações administrativas. 3.1. Aplicação do Self-Cleaning nos acordos substitutivos de sanção. 3.2. Aplicação do Self-Cleaning na dosimetria da sanção administrativa. 3.3. Aplicação do Self-Cleaning na reabilitação do agente contratado sancionado. 4. Conclusão. Referências.

Texto completo aqui!

Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.

Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e também no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores