Nova Lei de Licitações: como deve ocorrer a publicidade dos termos aditivos?

Nova Lei de Licitações

Diferentemente da Lei nº 8.666/1993, que prevê que a “publicação resumida do instrumento de contrato ou de seus aditamentos na imprensa oficial, que é condição indispensável para sua eficácia”, o art. 94 da Lei nº 14.133/2021 prevê que a “divulgação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) é condição indispensável para a eficácia do contrato e de seus aditamentos e deverá ocorrer nos seguintes prazos, contados da data de sua assinatura”.

De acordo com o disposto no art. 174 da Lei nº 14.133/2021, o Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) constitui um sítio eletrônico oficial destinado à “divulgação centralizada e obrigatória dos atos exigidos por esta Lei” (inciso I).

Nesses termos, infere-se que nos termos da nova Lei de Licitações, não se impõe mais a divulgação dos extratos de termos aditivos na imprensa oficial, como condição para a eficácia das alterações promovidas nos contratos. Em vez disso, a nova Lei de Licitações exige a divulgação dos contratos e de seus aditamentos apenas no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

De acordo com a previsão contida no citado art. 94, deverão ser observados os seguintes prazos para a divulgação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP):

Art. 94. A divulgação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) é condição indispensável para a eficácia do contrato e de seus aditamentos e deverá ocorrer nos seguintes prazos, contados da data de sua assinatura:

I – 20 (vinte) dias úteis, no caso de licitação;

II – 10 (dez) dias úteis, no caso de contratação direta.

Você também pode gostar

Ainda que a redação legal não deixe claro, entende-se que se o aditamento for promovido em contrato decorrente de processo licitatório, o prazo para sua divulgação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) será de 20 (vinte) dias úteis. Já no caso de o contrato ter decorrido de contratação direta por dispensa e inexigibilidade de licitação, este prazo será de 10 (dez) dias úteis.

Importante destacar que na forma do § 1º do art. 94 em exame: “Os contratos celebrados em caso de urgência terão eficácia a partir de sua assinatura e deverão ser publicados nos prazos previstos nos incisos I e II do caput deste artigo, sob pena de nulidade”.

Registramos que, sem prejuízo de atender ao dever de divulgar a íntegra de seus contratos e termos aditivos no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP) (art. 94 c/c art. 174), o art. 175 da nova Lei de Licitações estabelece que “os entes federativos poderão instituir sítio eletrônico oficial para divulgação complementar e realização das respectivas contratações”.

Conforme a própria redação do dispositivo, trata-se de uma faculdade com o objetivo não de substituir a divulgação dos atos em questão no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP), mas de apenas complementar sua publicidade.

Importante lembrar que, nos termos do art. 176 da Lei nº 14.133/2021, os Municípios com até 20.000 (vinte mil) habitantes terão o prazo de 6 (seis) anos, contado da data de publicação desta Lei, para cumprimento das regras relativas à divulgação em sítio eletrônico oficial; sendo que, enquanto não adotarem o PNCP, deverão publicar, em diário oficial, as informações que esta Lei exige que sejam divulgadas em sítio eletrônico oficial, admitida a publicação de extrato.

Com base nesses fundamentos, concluímos que a Lei nº 14.133/2021 exige a publicidade dos termos aditivos a contratos firmados com base no seu regime apenas no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). Caso o ente federativo tenha instituído sítio eletrônico oficial para divulgação complementar desses atos, essa divulgação também deverá providenciada. Os Municípios com até 20.000 habitantes, enquanto não adotarem o PNCP, deverão publicar, em diário oficial, as informações que esta Lei exige que sejam divulgadas em sítio eletrônico oficial, admitida a publicação de extrato.

Por fim, acerca da publicação dos contratos no PNCP, recomendamos post que trata da funcionalidade “Publicador de Contratos, disponível em: https://zenite.blog.br/publicador-de-contratos-pncp-webinar-de-lancamento/ .

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores