Decreto nº 10.947/2022: webinar apresenta o PGC

Nova Lei de Licitações

Foi realizada no dia 27.01.2022, webinar para apresentação do PGC – Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações. Como a palavra “sistema” indica, o PGC é uma ferramenta disponibilizada pelo Executivo federal para o planejar as contratações realizadas pela Administração federal direta, autárquica e fundacional e auxiliar na elaboração do Plano de Contratações Anual, previsto, dentre outros dispositivos, no art. 12, VII, da nova Lei de Licitações.

Nesse momento, em que a implantação do PGC é recente e a utilização vai começar, podemos dizer que é um sistema pensado para auxiliar os órgãos/entidades do SISG. Ele é baseado nas UASGs e na atuação das respectivas áreas requisitantes/técnicas e as áreas de compras/contratações, essas últimas responsáveis por realizar, efetivamente, os procedimentos de contratação.

Vemos no gráfico abaixo, que o Documento de Formalização da Demanda – DFD fará a comunicação entre a área requisitante/técnica com as áreas de compras/contratações dos órgãos/entidades e as etapas abaixo denotam essa primeira versão do PGC:

[Blog da Zênite] Decreto nº 10.947/2022: webinar apresenta o PGC

Nessa 1ª versão do PGC, já implantada, será possível:

  1. Cadastrar as áreas requisitantes de cada UASG;
  2. Elaborar os DFDs e enviá-los para as áreas de compras/contratações; e
  3. As áreas de compras/contratações poderão analisar os DFDs para mantê-los como recebidas ou devolvê-los às áreas requisitantes/técnicas para esclarecimentos ou correções.
Você também pode gostar

Na 2ª versão, prevista pela SEGES para abril/2022, será possível:

  1. Agrupar os DFDs para criação do calendário de contratações;
  2. Enviar o calendário/plano para Autoridade competente para aprovação; e
  3. Divulgar o Plano de Contratações Anual daquele órgão/entidade no PNCP.

Informação que foi trazida e muitas vezes reforçada na webinar, é que o PGC é uma ferramenta de utilização obrigatória para o Executivo federal, que deve se adaptar às previsões do Decreto nº 10.947/2022 e às normas de contratação pública.

Diante desse cenário e da obrigatoriedade de utilização do sistema PGC pelo Executivo federal, é de todo recomendável que os órgãos/entidades acessem, naveguem e explorem as funcionalidades, independentemente das terminologias e processos adotados por cada um, a fim de verificar o quanto é possível utilizá-lo de forma eficiente nas rotinas internas de planejamento. Tal medida, além de dar cumprimento ao previsto no Decreto nº 10.947/2022 (ato vinculado), permite que os usuários do novo sistema possam contribuir com sugestões para sua evolução.

Como forma de contribuir nesse período de conhecimento e adaptação, compartilhamos reprodução da descrição do sistema pela SEGES, extraída da webinar transmitida em 27.01.2022. Acesse aqui!

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite