A ata formalizada no cadastro de reserva terá a mesma vigência da ata original ou terá uma nova vigência?

Registro de Preços

Na forma do art. 11, inc. I, do Decreto nº 7.892/13, “será incluído, na respectiva ata, o registro dos licitantes que aceitarem cotar os bens ou serviços com preços iguais ao do licitante vencedor na sequência da classificação do certame”.

Trata-se do cadastro de reserva, cuja finalidade é viabilizar a substituição do fornecedor vencedor da licitação se seu registro for cancelado durante a vigência da ata. Nesse caso, observada a ordem de classificação, os licitantes que integram o cadastro de reserva assumem o saldo remanescente da ata pelo tempo restante para seu esgotamento. Evita-se, assim, a frustração prematura da ata de registro de preços.

Examinando os termos da regulamentação em vigor, vê-se que o Decreto nº 7.892/13 estabeleceu um mecanismo para, mantida a condição de vantajosidade aferida na licitação, viabilizar a manutenção da vigência da ata de registro de preços no caso de o licitante vencedor da licitação vir a ter o registro de seu preço cancelado, nas hipóteses previstas nos arts. 20 e 21 do regulamento.

Justamente para não violar o dever de licitar, o Decreto nº 7.892/13 impõe, como condição aos licitantes que perderam a licitação para integrar o cadastro de reserva, que reduzam seus preços ao valor da proposta do licitante mais bem classificado (art. 10).

Você também pode gostar

O § 2º do art. 11 também deixa clara essa condição, quando prevê em seus incisos que

serão registrados na ata de registro de preços, nesta ordem:

I – os preços e quantitativos do licitante mais bem classificado durante a etapa competitiva; e

II – os preços e quantitativos dos licitantes que tiverem aceito cotar seus bens ou serviços em valor igual ao do licitante mais bem classificado. (Grifamos.)

A disciplina regulamentar conferida ao cadastro de reservas, portanto, possibilita afirmar que sua instituição não significa nem importa a formação de uma ata de registro de preços paralela, subsidiária ou mesmo distinta da principal. Ao contrário disso.

Trata-se de procedimento que, aproveitando os termos e as condições obtidos pela Administração ao final da licitação, viabiliza a manutenção da vigência da ata no caso de cancelamento do registro de seu vencedor.

Mas, atente-se, para não violar o dever de licitar, além de observar o preço indicado pelo licitante vencedor, uma vez acionado o cadastro de reserva, cumpre também atentar para prazo de duração e quantitativo registrado na ata incialmente celebrada.

Por essa razão, outra não pode ser a conclusão, senão a de que o cadastro de reserva é formado no contexto da própria ata originariamente firmada com o licitante vencedor da licitação e, por essa razão, subordina-se ao preço, prazo de duração e quantitativo previstos na ata incialmente celebrada.

Nesses termos, responde-se que, uma vez acionado o cadastro de reserva, não se estabelece uma nova ata de registro de preços, com prazo de duração e quantitativo distinto daquele fixado para a ata originária. Como o cadastro de reserva é parte integrante da ata de registro de preços originariamente celebrada, em atenção ao dever de licitar, subordina-se ao prazo de duração para ela estabelecido, limitando-se, também, ao quantitativo do objeto remanescente no momento do cancelamento do registro do preço do beneficiário vencedor da licitação.

Nota: Esse material foi originalmente publicado na Revista Zênite – Informativo de Licitações e Contratos, na seção Orientação Prática. A Revista Zênite e o Zênite Fácil esclarecem as dúvidas mais frequentes e polêmicas referentes à contratação pública, nas seções Orientação Prática e Perguntas e Respostas. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

 

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores