Adesão à ata: é possível restringir a determinados órgãos, como tem feito a Justiça Federal?

Nova Lei de LicitaçõesRegistro de Preços

Vindo a Administração a realizar sistema de registro de preços envolvendo objeto que seja padronizado, que interesse a outros órgãos, não se tratando, pois, de objeto específico e peculiar que interesse apenas ao próprio órgão gerenciador, o § 2º do art. 86 da Lei nº 14.133/2021 traz a previsão da possibilidade de adesão à ata de registro de preços. Mas poderia o gerenciador circunscrever a autorização para futura adesão a determinados órgãos?

Uma visão possível é a de que, vigente a ata de registro de preços, conforme os órgãos e entidades forem tomando conhecimento da mesma e atendam os critérios necessários, poderão aderir à ata. Basicamente, aqueles que primeiro se interessarem, poderão vir a ter a anuência do beneficiário da ata e do órgão gerenciador deferidos, não havendo qualquer previsão na Lei nº 14.133/2021 (ou no Decreto nº 11.462/2023) em sentido diverso. Portanto, possível entender, a regra que se coloca é: “quem chegar primeiro” pode vir a ter deferida a adesão.

Mas fato é que o órgão gerenciador tem legitimidade para, em razão de aspectos diversos, restringir ou limitar a adesão. Ora, na medida em que já teria competência para, durante a vigência da ata, autorizar ou não a adesão (art. 31, § 1º, do Decreto nº 11.462/2023), da mesma forma, poderia desde logo pontuar este aspecto no edital de convocação do certame para fins de registro de preços.

E essa lógica resta bastante clara pelo teor da Resolução nº 842/2023, do Conselho da Justiça Federal, a qual dispõe sobre o Plano de Contratações Anual e sobre o Plano de Contratações Compartilhadas Anual, no âmbito do Conselho e da Justiça Federal de 1º e 2º graus.

É o teor dos artigos 15 e 30 da Resolução CNJ nº 842/2023:

Você também pode gostar

Art. 15. Fica instituído o Plano de Contratações Compartilhadas Anual – PCCA-JF entre o Conselho e a Justiça Federal de 1º e 2º graus.

Parágrafo único. Para os efeitos desta Resolução, considera-se contratação compartilhada aquela que preveja o atendimento das necessidades de mais de um órgão, realizada preferencialmente por meio do Sistema de Registro de Preços, contemplando a contratação de bens e serviços.

 

Art. 30. As contratações realizadas pelo Sistema de Registro de Preços, ainda que não contempladas no PCCA-JF, deverão prever a possibilidade de adesão, enquanto não participantes, dos órgãos da Justiça Federal. (Destaque nosso)

Inclusive, em agosto de 2023, aconteceu o 2º Simpósio de Licitações e Contratos da Justiça Federal e dentre os seus vários enunciados, trazemos à tona o Enunciado de nº 37 que estabelece:

Ao estabelecer o número máximo de participantes no procedimento de registro de preços, conforme art. 7º, inciso I, do Decreto n. 11.462/2023, o órgão da Justiça Federal poderá, mediante justificativa, limitar a intenção de registro de preços (IRP) aos demais órgãos da Justiça Federal ou, até mesmo, dispensá-la, caso todos tenham tido a oportunidade de manifestação prévia acerca do planejamento da contratação. (Destacamos)

Ainda que o Enunciado trate de intenção de registro de preços para fins de participação na ata, da mesma forma cria uma limitação aos que poderão acudir à referida oportunidade, escapando à diretriz geral envolvida, o que, ainda que possa despertar discussões, foi compreendido como possível e, inclusive, objeto de Enunciado no 2º Simpósio de Licitações e Contratos da Justiça Federal.

Tanto é assim que em outubro de 2023, a parte final do Enunciado nº 37 foi incorporada ao parágrafo único do artigo 26 da Resolução nº 842/2023, do CJF:

Art. 26. Os órgãos participantes deverão observar as competências estabelecidas no Decreto n. 11.462/2023 e, sempre que solicitado, colaborar com a unidade gerenciadora na instrução processual.

Parágrafo único. Quando houver a prévia interação entre os participantes, a fim de promover a consolidação das informações relativas à estimativa do objeto, as condições de fornecimento e/ou de prestação do serviço e os demais elementos para caracterização do objeto da contratação, poderá ser dispensada a publicação da intenção de registro de preços. (Destacamos)

Portanto, embora não se descarte polêmica, na visão da Consultoria Zênite, pode o órgão gerenciador limitar a adesão à ata aos órgãos da Justiça Federal, por exemplo, que não tenham participado dos procedimentos iniciais para contratação para registro de preços, o que, tudo faz crer, tem como justificativa a proximidade de atuação com esses órgãos, tal como se vê da Resolução CJF nº 842/2023, mais especificamente seu art. 30.

Ademais, essa limitação pode ser justificada também pelo custo de transação e o impacto sobre a atividade administrativa, já que a adesão de órgãos externos à Justiça Federal exigiria uma série de atos adicionais a serem realizados pela Administração.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores