Contratação PúblicaLicitaçãoNova Lei de LicitaçõesVídeos
HABILITAÇÃO NAS CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
por Equipe Técnica da ZêniteCapacitação Online | 09 a 12 de dezembro | Carga horária: 16 horas
Em abril de 2018, foi editada a Lei nº 13.655/2018 que acrescentou novos dispositivos a LINDB (Lei de Introdução às Normas de Direito Brasileiro, Decreto-Lei nº 4.657/1942). O principal objetivo da nova lei foi incrementar os níveis de segurança jurídica e eficiência na criação e na aplicação do Direito Público.
Com alterações relevantes em temas de elevado impacto – como o controle das decisões administrativas, o limite à discricionariedade da Administração Pública, a consensualidade administrativa, participação dos cidadãos nas decisões do Poder Público, entre outros assuntos –, é natural que surjam controvérsias a respeito da aplicação destes dez novos dispositivos. A ideia central do livro consiste em abordar os impactos da Nova LINDB, positivos ou negativos, sobre variados temas do Direito Administrativo. É a partir desta ideia, portanto, que a obra foi dividida em seis partes:
1. Aspectos gerais do Direito Administrativo: teoria dos atos administrativos, processo administrativo e responsabilidade civil do Estado.
2. Direito da Infraestrutura: estudos sobre os possíveis impactos da LINDB sobre licitações e contratações públicas, por exemplo.
3. Controle da Administração Pública: estudos sobre os impactos em relação ao Poder Judiciário e aos Tribunais de Contas.
4. Direito Administrativo Sancionador: artigos abordando temas como compliance, acordos de leniência e servidores públicos.
5. Direito Ambiental e Urbanístico: artigos sobre a relação da LINDB com temas como processos ambientais e o Estatuto da Cidade.
6. Constituição e Direitos Fundamentais: políticas públicas e efetivação de direitos fundamentais.
Estão todos convidados a participar do lançamento e conhecer a obra, na próxima sexta-feira, 16 de agosto, às 18h30m, na Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel, em Curitiba!
Capacitação Online | 09 a 12 de dezembro | Carga horária: 16 horas
Trata-se de consulta que questionou a possibilidade de o Município designar servidores exclusivamente comissionados para exercer funções gratificadas de gestor ou fiscal de contratos, diante da ausência de servidor efetivo...
Questão apresentada à Equipe de Consultoria Zênite: “A dúvida da Administração versa sobre a possibilidade de promover espécie de credenciamento de profissionais do setor artístico para eventual contratação futura que se faça necessária.”...
A contratação direta só se legitima quando a inviabilidade de competição decorre da singularidade do objeto e da necessidade real demonstradas no ETP
a obrigatoriedade de ser servidor efetivo e a transição para um novo regime de contratação pública
Esta seção, “Desvendando Licitações”, tem como objetivo apresentar os conceitos fundamentais e essenciais sobre contratações públicas. A seguir, será apresentada a definição de Órgão ou entidade gerenciadora: Órgão ou entidade...
O TCE/SC reformou o Prejulgado 2049 que trata de regras sobre reajustes contratuais e passa a vigorar com a seguinte redação: “1. A Administração deve estabelecer de forma clara nos...
A Nova Lei Geral de Licitações e Contratos (NLGLC) estabelece que é inexigível a licitação quando inviável a competição, em especial nos casos de objetos que devam ou possam ser...
![[Blog da Zênite] Novo livro: LINDB e o Direito Administrativo!](http://www.zenite.blog.br/wp-content/uploads/2019/08/LINDB-Direito-Administrativo-Brasileiro.png)
![[Blog da Zênite] Novo livro: LINDB e o Direito Administrativo!](http://www.zenite.blog.br/wp-content/uploads/2019/08/Convite-LINDB.jpg)