TJ/SP: Após início da sessão do pregão é válida a aplicação de penalidade pela desistência da proposta

Pregão

Trata-se de recurso de apelação contra sentença prolatada em ação ordinária ajuizada por empresa objetivando a declaração de nulidade da penalidade de multa aplicada pela Administração. A discussão diz respeito “à legalidade, ou não, da multa aplicada à parte autora sob alegação de não ter mantido o lance oferecido no momento da sessão pública do item 1”.

Em sua análise, o relator destacou que a licitação foi declarada fracassada em relação ao item 1, reabrindo-se posteriormente a sessão e, tendo em vista que a amostra da 7ª empresa colocada foi reprovada, iniciou-se a negociação com a 8ª colocada, autora da ação ordinária.

Destacou que o Decreto nº 5.450/2005 determina, em seu art. 21, § 4º, que, “até a abertura da sessão, os licitantes poderão retirar ou substituir a proposta anteriormente apresentada”. Observou, então, que “a sessão do pregão foi aberta em 07.07.2015, às 09h30min, sendo este o termo final para retirada ou substituição das propostas apresentadas. Ainda, durante a sessão, a parte autora concordou em arredondar sua proposta para R$ 159.166,80, sendo que o lance foi aceito às 09h46min, com a consequente convocação para apresentação da documentação. Contudo, a parte autora, às 10h41min solicitou sua desclassificação, por ter calculado de forma errônea e não conseguir manter o lance”.

Concluiu, portanto, que tal conduta se amolda ao disposto no art. 7º da Lei nº 10.502/2002, permitindo a aplicação de penalidade pela Administração em razão da não manutenção da proposta. Nesse sentido, negou provimento ao recurso de apelação, mantendo a penalidade aplicada, no que foi seguido pelos demais membros da 3ª Câmara de Direito Público. (Grifamos.) (TJ/SP, AC nº 1000722-62.2017.8.26.0053) 

Nota: O material acima foi originalmente publicado na Revista Zênite Informativo de Licitações e Contratos (ILC) e está disponível no Zênite Fácil, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública. Acesse nossa página e conheça essa e outras Soluções Zênite.

 

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Contratação diretaNova Lei de Licitações

Das impugnações, dos pedidos de esclarecimento e dos recursos nas dispensas de licitação?

RESUMO O artigo analisa a possibilidade de impugnações e recursos administrativos nas dispensas de licitação, conforme previsto na Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). Embora o procedimento de contratação...

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite