O valor de referência do ETP deve coincidir com o valor apurado na pesquisa do TR?  |  Blog da Zênite

O valor de referência do ETP deve coincidir com o valor apurado na pesquisa do TR?

LicitaçãoPlanejamento

A “estimativa do valor da contratação, acompanhada dos preços unitários referenciais, das memórias de cálculo e dos documentos que lhe dão suporte” é um elemento comum ao estudo técnico preliminar e ao termo de referência, como se vê do art. 18, § 1º, inc. VI e art. 6º, XXIII, alínea “i”, da Lei nº 14.133/2021, bem como do art. 9º, inc. VI da IN Seges/ME nº 58/2022 e do art. 9º, inc. IX, da IN Seges/ME nº 81/2022, respectivamente.

Logo, em que pese não ser a regra, pode acontecer que tendo sido realizada, na elaboração do ETP, uma “ampla pesquisa de preços, detalhada, com memórias de cálculo e documentos de suporte para a adequada compreensão do valor estimado definido”, quando da elaboração do TR (não havendo grande lapso de tempo), a Administração apenas remeterá ao ETP, não necessitando replicar todo o conteúdo (em que pese recomendável uma atualização para validação dos valores). Nessa hipótese, é possível que o mesmo valor estimado conste do ETP e TR.

Usualmente, tendo em vista o objetivo visado com o ETP – sobretudo investigar possíveis soluções no mercado para o atendimento da demanda – pode ocorrer de, nesta etapa, ser realizado apenas um levantamento geral de preços, a partir do valor global. Com isso, a Administração reúne informações para ponderar a adequação da solução eleita, inclusive no que diz respeito à aderência ao orçamento disponível e aos demais instrumentos macro de planejamento.

Seguindo essa que é a diretriz geral da pesquisa de preços no ETP, quando da elaboração do TR é que a Administração verticalizará o levantamento de preços, inclusive quanto à composição de custos unitários e demonstrativos pertinentes.

E, ao atualizar, detalhar e/ou refinar o levantamento de preços para fins de elaboração do TR, é possível, sim, que exista diferença entre o valor estimado constante do ETP e o valor estimado do TR, em razão da atualização e/ou refinamento necessários durante a elaboração do TR.

Você também pode gostar

A respeito, confira orientação constante de material afeto ao ETP Digital:

“Portal de Compras do Governo Federal – ETP Digital

11 – A estimativa do valor da contratação realizada no ETP já é a pesquisa de preços na IN nº 5, de 27 de junho de 2014?

Não. A estimativa de valor da contratação realizada nos ETP visa levantar o eventual gasto com a solução escolhida de modo a avaliar a viabilidade econômica da opção.

Essa estimativa não se confunde com os procedimentos e parâmetros de uma pesquisa de preço para fins de verificação da conformidade/aceitabilidade da proposta.”[1]

Portanto, o valor de referência do ETP não necessariamente será o mesmo da pesquisa de preços contante do TR. A rigor apenas quando da elaboração do TR é que a pesquisa de preços é detalhada e intensificada, com identificação de custos unitários, o que, invariavelmente, pode conduzir a uma diferenciação dos preços. Nesse caso, o valor estimado será definido com base na pesquisa do TR.

_____________________________

[1] BRASIL. Portal de Compras do Governo Federal. ETP Digital. Disponível em: https: //www. gov.br/compras/pt-br/acesso-a-informacao/manuais/manual-fase-interna/manual-etp-digital-pdf/manual-etp-versao-2.pdf. Acesso em: 11 ago. 2025.

 

As publicações disponibilizadas neste Blog são protegidas por direitos autorais. A reprodução, utilização ou qualquer forma de aproveitamento do conteúdo deve obrigatoriamente conter a devida citação da fonte, conforme previsto na legislação de direitos autorais (Lei nº 9.610/1998).

Como citar o conteúdo do Blog Zênite:
ZÊNITE, Equipe Técnica. O valor de referência do ETP deve coincidir com o valor apurado na pesquisa do TR?  Blog Zênite. 13 jan. 2026. Disponível em: https://zenite.blog.br/o-valor-de-referencia-do-etp-deve-coincidir-com-o-valor-apurado-na-pesquisa-do-tr/. Acesso em: dd mmm. aaaa.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite