NOVO Decreto nº 11.246/2022: regulamentação da atuação do agente de contratação e da equipe de apoio

Nova Lei de Licitações

Foi publicado no DOU de hoje, 31.10.2022, o Decreto nº 11.246/2022, que regulamenta o disposto no § 3º do art. 8º da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, dispondo sobre as regras para a atuação do agente de contratação e da equipe de apoio, o funcionamento da comissão de contratação e a atuação dos gestores e fiscais de contratos, no âmbito da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. O decreto que entrará em vigor em 1º de novembro de 2022.

O agente de contratação, que contará com o auxílio da equipe de apoio, será o responsável pela tomada de decisões visando a condução do procedimento licitatório, acompanhando os trâmites da licitação e promovendo diligências, se for o caso, além de conduzir e coordenar as sessões públicas e promover ações relacionadas as impugnações e verificação de conformidade da proposta mais bem classificada e condições de habilitação, bem como o saneamento de falhas que não alterem as condições das propostas, dentre outras atribuições e competências visando a boa condução da contratação. Nesse sentido, a atuação do agente de contratação e da equipe de apoio contarão com o auxílio dos órgãos de assessoramento e de controle interno do órgão ou entidade para o desempenho de suas funções.

Importante mencionar que o decreto em comento é essencial à aplicação tanto da nova Lei de Licitações nº 14.133/2021 como da IN nº 73/2022 (regula as licitações pelos critérios de julgamento por menor preço ou maior desconto, na forma eletrônica) em âmbito federal.

Para esclarecer dúvidas sobre o regulamento, a Secretaria de Gestão do Ministério da Economia (SEGES/ME) realiza,  amanhã (1º/11), às 15h, a webinar sobre as atribuições e competências do agente de contratação, equipe de apoio, gestores e fiscais de contratos. O evento será transmitido em live, no canal de streaming do Ministério da Economia, cujo link pode ser obtido aqui.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores