Memórias do 7º Encontro Nacional das Estatais

EstataisLicitaçãoNova Lei de Licitações

Foz do Iguaçu, manhã fria, sete e meia da manhã começam a chegar para o credenciamento as centenas de participantes do sétimo Encontro Nacional das Estatais Zênite.

De todos os cantos do país, representantes de empresas públicas e sociedades de economia mista federais, estaduais e municipais se reuniram mais uma vez para tratar de temas relevantíssimos, na busca do aperfeiçoamento para excelência de suas atividades profissionais.

Desde o início do evento, paira no ar a energia profissional focada no aprendizado e na busca de soluções e respostas para os tantos e inúmeros problemas e desafios enfrentados no dia a dia de cada um.

No salão principal os participantes são surpreendidos com um ambiente metodicamente preparado para uma experiência única, conjugando o clássico e tradicional inerente aos temas abordados, com a alta tecnologia explorada ao limite, projetada para o máximo aproveitamento intelectual.

O evento começa com uma palestra abordando de modo impactante um dos temas mais relevantes para quem trabalha licitações e contratos: a interpretação das normas e sua importância para a obtenção do significado legal mais ajustado ao sistema jurídico-constitucional.

Você também pode gostar

A partir daí, se sucedem palestras e exposições sobre temas minuciosamente eleitos pela organização e pelo corpo técnico, de modo a abordar aqueles que pudessem de fato produzir impacto significativo e contribuir efetivamente para o aprimoramento profissional, como:

– os desafios para consolidar as diretrizes de ESG nas contratações das estatais;

– Planejamento – as perguntas-chaves para a escolha segura da estratégia da contratação;

– o papel da assessoria jurídica e da auditoria interna para a concretização do desenvolvimento sustentável e a eficiência das contratações;

– o SRP a as contratações estimativas – dificuldades concretas e as diretrizes para as melhores escolhas;

– credenciamento nas estatais, a adoção referencial da Lei nº 14.133/2021, entendimentos do TCU e o papel do Regulamento;

– os desafios no planejamento e na execução dos contratos de terceirização;

– gerenciamento de riscos, regimes de execução e revisão dos contratos – a intersecção desses temas e a solução de situações concretas;

– oportunidade de negócios e as atividades finalísticas das estatais – eficiência, competitividade e o conservadorismo;

– os desafios práticos na contratação de serviços técnicos por inexigibilidade (projetos, consultorias, serviços advocatícios e os sistemas legados;

– impedimentos e regime sancionatório;

– contratação de soluções inovadoras e novas tecnologias (IA) como instrumentos necessários para a evolução nas contratações das estatais;

Permeando as exposições, os sensacionais “direto ao ponto”, metodologia precisa, envolvendo sempre 3 ou 4 professores, dedicados ao desafio de responder de modo objetivo as questões formuladas pelo público participante: integração e interação produzindo conhecimento e provocando profundas reflexões.

Por fim, mas não menos importante, um dos pontos altos do encontro – e de todos eles: a oportunidade de estabelecer redes de contatos (networking) e intercâmbio de experiências e vivências profissionais. Do evento participaram representantes de todos os segmentos expressivos de empresas estatais, das exploradoras de atividade econômica em sentido estrito, e das prestadoras de serviços públicos; de empresas estatais de pequeno porte, e de gigantes como a Petrobrás. Cada qual com sua história peculiar e infungível. Cada qual com sua realidade concreta e desafios cotidianos.

No tempo de coffee break e de almoços era possível ouvir: como é sua experiência com almoxarifado virtual? Tem modelo de edital de facilities para compartilhar? Como fazem a gestão de riscos na sua empresa? O seu regulamento já está atualizado? Pode mandar uma cópia? Tem sistema de controle interno? Como funciona? Pode informar seu e-mail ou WhatsApp para trocar informações? Entre tantos e tantos outros compartilhamentos expressivos…

Um encontro memorável… uma verdadeira homenagem para as nossas gloriosas, indispensáveis e combativas empresas estatais brasileiras.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Contratação diretaNova Lei de Licitações

Das impugnações, dos pedidos de esclarecimento e dos recursos nas dispensas de licitação?

RESUMO O artigo analisa a possibilidade de impugnações e recursos administrativos nas dispensas de licitação, conforme previsto na Nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021). Embora o procedimento de contratação...

Colunas & Autores

Conheça todos os autores
Conversar com o suporte Zênite