TJ/MG: É possível cumular multas, desde que aplicadas de forma proporcional aos serviços prestados.

Contratos AdministrativosSanções Administrativas

Trata-se de remessa necessária e apelação interposta por consórcio de empresa em face de sentença que julgou parcialmente procedente o pedido de anulação das penalidades aplicadas pela Administração em contrato visando à prestação de serviços de consultoria para o apoio técnico gerencial em obras de reestruturação e requalificação urbanas.

No caso, foram aplicadas, concomitantemente, multa em razão da recusa em executar serviços conforme o escopo contratado e multa por inobservância do nível de qualidade proposto ou exigível para a prestação de serviços, ambas previstas no contrato em exame.

A apelante sustenta a ilegalidade das referidas penalidades em razão da ausência de responsabilidade pelas medições dos serviços, as quais foram realizadas pela própria Administração. Alega a insubsistência da base de cálculo utilizada para a aplicação da multa destinada a sancionar a inexecução dos serviços.

A relatora, após examinar o termo de referência da licitação e do instrumento contratual dela decorrente, sustentou que “a obrigação de medição dos serviços executados pelas Construtoras, bem como da elaboração de boletins de desempenho, […], integra o objeto contratual e, por conseguinte, as prestações que deveriam ser executadas pelo consórcio contratado”.

Você também pode gostar

Diante disso, sustentou que “o simples desempenho da atividade de medição pela própria municipalidade contratante, suprindo a atividade que por força do contrato celebrado deveria estar a cargo do Consórcio autor, não isenta o requerente de seu dever contratual”, ressaltando que “o desempenho da atividade pelos próprios órgãos municipais apenas evidencia o inadimplemento do consórcio contratado”.

Complementou a relatora afirmando que “o reconhecimento do inadimplemento contratual decorrente da ausência das medições dos serviços executados pelas Construtoras, bem como da não apresentação de boletins de desempenho dos serviços, autoriza a incidência da multa independentemente da comprovação de prejuízos pela municipalidade”. Dando continuidade à análise, ao enfrentar a questão relativa à razoabilidade da multa contratual imposta pela inexecução parcial, a julgadora esclareceu que “a desproporcionalidade, não enseja, de per si, a nulidade do ato administrativo que lhe deu embasamento, já que autorizada a readequação da penalidade a parâmetros e valores razoáveis, sem que seja necessária a instauração de novo procedimento administrativo para sua aplicação”.

Voltando-se para o caso dos autos, destacou que, “apesar de a conduta desidiosa do consórcio […] ser reprovável, acompanhada da previsão contratual que autoriza a multa incidente no percentual de 10% sobre o valor atualizado do contrato […], a utilização da base de cálculo, se mostra desproporcional à inobservância do nível de qualidade proposto ou exigível para a prestação dos serviços, já que, como destacado, os serviços se efetivaram, ainda que não observados os parâmetros exigidos pela Administração”.

Por fim, a julgadora afirmou a legalidade das multas aplicadas, esclarecendo que “a recusa ao cumprimento aos serviços contratados pressupõe o inadimplemento parcial, mas não se confunde com a inobservância do nível de qualidade proposto ou exigível no contrato administrativo, já que o não cumprimento pressupõe a inexecução dos serviços, ao passo que a falta de qualificação demanda a efetiva prestação do serviço, ainda que de forma contrária aos parâmetros contratuais, não havendo, portanto, óbice à aplicação conjunta das penalidades contratualmente previstas, sem que fique configurado qualquer excesso ou, diante da distinção da conduta apenada, em ‘bis idem”.

Diante dos argumentos lançados, a relatora reformou parcialmente a sentença para reduzir a multa aplicada pela inexecução parcial do contrato, fazendo incidir o percentual de 10% sobre o valor atualizado dos serviços de medição, e não sobre o valor atualizado do contrato. (Grifamos.) (TJ/MG, RN e AC nº 1.0024.13.242629-7/004)

Nota: O material acima foi originalmente publicado na seção Jurisprudência da Revista Zênite Informativo de Licitações e Contratos (ILC) e está disponível no Zênite Fácil, ferramenta reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública. Acesse www.zenite.com.br e conheça essas e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores