Terceirização: na elaboração da planilha, como definir remuneração de função que não tem salário na CCT?

Terceirização

Para a elaboração da planilha orçamentária de terceirizações, a Administração deve considerar a realidade do segmento envolvido, de modo a identificar o documento coletivo de trabalho usualmente aplicado nas relações trabalhistas estabelecidas entre as empresas que serão contratadas e os empregados que serão disponibilizados. Para tanto, deve considerar que o enquadramento é o do local da prestação do serviço (independentemente do local da contratação ou da sede da empresa), sendo que, em regra, a base a ser considerada é a municipal.

Ainda, tem prevalecido a orientação de que, em princípio, salvo nos casos de categoria diferenciada (ou de equiparação ao contexto de categoria diferenciada), o enquadramento sindical deve se dar de acordo com a atividade preponderante da empresa, conforme entendimento do Tribunal Superior do Trabalho.

Não obstante o alinhamento acima, não se pode deixar de registrar que o assunto é polêmico, havendo entendimentos no sentido de que, em existindo prestação de serviços, deve-se identificar a atividade especificamente desenvolvida pelo empregado, mesmo não se tratando de categoria diferenciada, ainda que não reflita a atividade desenvolvida pelo seu empregador. Consequentemente, por este entendimento o enquadramento sindical seria efetuado considerando a atividade desenvolvida pelo trabalhador na localidade da prestação de serviços, ainda que não seja a mesma preponderante da empresa empregadora. De toda forma, frise-se, a diretriz majoritária, inclusive reforçada no Acórdão nº 1.097/2019 do Plenário do TCU, é a de que o enquadramento sindical deve ser efetuado considerando o sindicato que representa a atividade preponderante da empresa prestadora de serviços (empregadora) na localidade da prestação de serviços.

Essa conclusão não é afastada diante do fato de a convenção coletiva de trabalho, referente à atividade preponderante dos potenciais participantes da licitação, não contemplar funções idênticas àquelas que serão licitadas.

A Administração considerará a convenção coletiva de trabalho que não contemple determinadas funções, desde que este seja o documento coletivo de trabalho ordinariamente adotado nas relações empregatícias travadas pelas empresas que atuam no segmento.

Diante da ausência de salário específico para determinada(s) função(ões), será considerado o piso normativo geral que normalmente é fixado nos documentos coletivos de trabalho.

Portanto, aplicadas as diretrizes acima, veja-se que, hipoteticamente, se a execução do contrato envolvesse a execução de serviços diversos, abrigando atividades mais operacionais e, ainda, uma categoria diferenciada, a formação do preço na fase de planejamento cumpriria se dar, a rigor, a partir dos reflexos das duas convenções coletivas, conforme a realidade preponderante das empresas atuantes no segmento: (i) para a categoria diferenciada, a CCT pertinente à categoria diferenciada; e (ii) para as demais atividades operacionais, a CCT condizente à atividade preponderante das empresas no local de prestação dos serviços – sendo que essa mesma CCT se aplicaria às funções operacionais não especificadas na CCT (observado o piso geral estabelecido). A empresa comporá a sua planilha de acordo com o seu enquadramento sindical e CCT da categoria diferenciada, caso ela ou sindicato que a representa tenha sido chamado à negociação.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores