STJ: O Sistema S não se submete à Lei nº 8.666/1993, o que afasta a incidência do crime de peculato

Sistema "S"

Trata-se de recurso em habeas corpus que solicita o trancamento de inquérito policial que investiga a prática, em tese, do crime previsto no art. 90 da Lei nº 8.666/1993.

O recorrente alega que a conduta é atípica, uma vez que os entes do Sistema S não se submetem à Lei nº 8.666/1993, bem como não é viável “falar em possível prática dos crimes descritos nos arts. 312 c/c o art. 327, § 1º, e 335, ambos do Código Penal, uma vez que o recorrente não é funcionário público” e a entidade do Sistema S não integra a Administração Pública.

O relator iniciou a análise do caso destacando que “a instauração do inquérito policial foi requisitada por autoridade sem atribuição, no caso o Ministério Público Federal, e para apurar a prática de crime previsto em lei à qual não se submetem as entidades paraestatais, qual seja, a Lei nº 8.666/1993”.

Prosseguiu observando que “não há dúvidas de que não poderia ter sido instaurado inquérito policial para apurar delito previsto em lei à qual mencionada entidade não se encontra submetida. De fato, o art. 1º, caput e parágrafo único, da Lei nº 8.666/1993, é claro ao estabelecer o âmbito de aplicação legal”.

Acerca da possível ocorrência de crime de peculato, o relator ressaltou que o art. 312 do Código Penal está inserido no capítulo dos crimes contra a Administração Pública, da qual não fazem parte as entidades paraestatais. Diante do exposto votou pelo provimento do recurso para trancar o inquérito policial, por ausência de justa causa, no que acordaram os demais Ministros da 5ª Turma. (Grifamos.) (STJ, RHC nº 90.847)

Nota: O material acima foi originalmente publicado na Revista Zênite Informativo de Licitações e Contratos (ILC) e está disponível no Zênite Fácil, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública. Acesse nossa página e conheça essa e outras Soluções Zênite.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores