Contratação diretaContratação PúblicaLicitaçãoNova Lei de LicitaçõesVídeos
Estudo de Casos de Contratos Administrativos
por Equipe Técnica da ZêniteCapacitação Online | 25 a 28 de novembro
Em 23.12.2021, foi publicada Resolução CDN nº 391, de 22 de dezembro de 2021, que altera o Regulamento de Licitações e Contratos do Sebrae.
Foram atualizados os limites da dispensa por valor e foi incluída previsão de atualização a cada 3 anos, pela média de variação do IGPM e do INPC. Ainda em relação a valores, foram mantidos os limites para definição das modalidades de licitação, vejamos:
Art. 6º São limites para as dispensas e para as modalidades de licitação:
I – para obras e serviços de engenharia:
Você também pode gostar
a) DISPENSA – até R$166.000,00
b) CONVITE – até R$2.465.000,00
c) CONCORRÊNCIA – acima de R$2.465.000,00
II – para compras e demais serviços:
a) DISPENSA – até R$92.000,00
b) CONVITE – até R$826.000,00
c) CONCORRÊNCIA – acima de R$826.000,00
III – para as alienações de bens, sempre precedidas de avaliação:
a) DISPENSA – até R$92.000,00.
b) LEILÃO OU CONCORRÊNCIA – dispensável nesta, a fase de habilitação, acima de R$92.000,00.
Parágrafo único. Os valores monetários dispostos neste Regulamento serão atualizados a cada 3 (três) anos, sempre iniciando no dia 1º de janeiro, a partir da média de variação no triênio do IGPM e do INPC.
O novo Regulamento também incorpora disposições trazidas pela nova Lei de Licitações nº 14.133/2021, a exemplo:
Alterações como as promovidas pelo Sebrae devem ser a tendência, além de serem recomendadas às outras entidades do Sistema S. Afinal, os Regulamentos devem ser revisados e atualizados e que nesse processo muito indicado possam ser incorporadas boas práticas previstas na nova Lei, que estejam em alinhamento com a realidade do Sistema S e que retratem entendimentos do TCU.
Por fim, compartilhamos quadro comparativo entre os Regulamentos nº 391, de 22.12.2021 e 361, de 11.02.2021, do SEBRAE, que pode auxiliar as unidades do próprio Sebrae e as demais entidades, prováveis interessadas na atualização de seus Regulamentos.
Capacitação Online | 25 a 28 de novembro
O TCU, em relatório de auditoria, apontou que “nas empreitadas por preço unitário, definida no art. 6º, inciso XXVIII, da Lei 14.133/2021, fazem-se regulares a promoção de pequenas alterações de...
Quais as suas vantagens e impactos na licitação posterior à sua adoção?
O Cadin é o cadastro informativo dos créditos não quitados de órgãos e entidades federais, uma espécie de lista de devedores do Governo Federal, disciplinada pela Lei nº 10.522/2002. O...
Questão apresentada à Equipe de Consultoria Zênite: “A empresa atualmente contratada foi penalizada com o impedimento de licitar e contratar com a União. O contrato em andamento não será prorrogado...
Precedente expedido considerando a Lei nº 8.666/1993, mas cuja racionalidade poderá orientar a aplicação da Lei nº 14.133/2021: O TCU, em tomada de contas especial, julgou irregular a “exigência da...
Nem a Lei nº 8.666/1993, nem a sua sucessora, a Lei nº 14.133/2021 e, muito menos a Lei nº 13.303/2016 trataram expressamente sobre a hipótese de, num mesmo certame, estarem...