Quais riscos serão preferencialmente transferidos ao contratado na nova Lei de Licitações?

Nova Lei de Licitações

DIRETO AO PONTO: (…) concluímos que a Lei nº 14.133/2021 define, expressamente, que “Os riscos que tenham cobertura oferecida por seguradoras serão preferencialmente transferidos ao contratado”. Para além destes, deve-se considerar a compatibilidade com as obrigações e os encargos atribuídos às partes no contrato, a natureza do risco, o beneficiário das prestações a que se vincula e a capacidade de cada setor para melhor gerenciá-lo, consoante estabelece o princípio básico para distribuição dos riscos.

FUNDAMENTAÇÃO

Nos termos da Lei nº 14.133/2021, a cláusula contratual de matriz de riscos atribuirá à Administração contratante, ao contratado ou, ainda, estabelecerá o compartilhamento entre ambos, da responsabilidade pelos ônus financeiros decorrentes dos eventos futuros e incertos (riscos) que possam promover o desequilíbrio dessa equação depois da apresentação da proposta na licitação.

Desse modo, conforme prevê o § 5º do art. 103 da lei em exame:

“Sempre que atendidas as condições do contrato e da matriz de alocação de riscos, será considerado mantido o equilíbrio econômico-financeiro, renunciando as partes aos pedidos de restabelecimento do equilíbrio relacionados aos riscos assumidos, exceto no que se refere:

Você também pode gostar

I – às alterações unilaterais determinadas pela Administração, nas hipóteses do inciso I do caput do art. 124 desta Lei;

II – ao aumento ou à redução, por legislação superveniente, dos tributos diretamente pagos pelo contratado em decorrência do contrato”.

Para efeito de distribuição entre a Administração contratante e o contratado, da responsabilidade pelos ônus financeiros decorrentes dos eventos futuros e incertos (riscos) que possam promover o desequilíbrio da equação econômico-financeira do contrato, o § 1º do art. 103 da Lei nº 14.133/2021 define que a alocação de riscos “considerará, em compatibilidade com as obrigações e os encargos atribuídos às partes no contrato, a natureza do risco, o beneficiário das prestações a que se vincula e a capacidade de cada setor para melhor gerenciá-lo”.

Para tanto, de acordo com a previsão contida no § 6º desse mesmo artigo, para efeito de alocação de riscos entre os contratantes, “poderão ser adotados métodos e padrões usualmente utilizados por entidades públicas e privadas, e os ministérios e secretarias supervisores dos órgãos e das entidades da Administração Pública poderão definir os parâmetros e o detalhamento dos procedimentos necessários a sua identificação, alocação e quantificação financeira”.

Ainda, de acordo com o § 2º, “Os riscos que tenham cobertura oferecida por seguradoras serão preferencialmente transferidos ao contratado”. Essa orientação segue o princípio básico para distribuição dos riscos, segundo o qual eles devem ser suportados pela parte que tem as melhores condições para avaliar, controlar e gerenciar ou a parte com melhor acesso a instrumentos de cobertura, a maior capacidade para diversificar, ou o menor custo para suportá-los.

Na medida em que os efeitos financeiros decorrentes da ocorrência do risco possam ser ressarcidos pela apólice de seguro providenciada pelo contratado, reconhece-se que este possui melhor acesso a instrumentos de cobertura para suportar com esse risco.

Destacamos, por fim, que considerando os efeitos que a alocação de riscos ao contratado tende a gerar na formação dos preços, inserindo-se nesse contexto a própria contratação de apólice de seguro, o § 3º do artigo em exame define que “A alocação dos riscos contratuais será quantificada para fins de projeção dos reflexos de seus custos no valor estimado da contratação”.

[Blog da Zênite] Quais riscos serão preferencialmente transferidos ao contratado na nova Lei de Licitações?

A versão completa deste material está disponível no ZÊNITE FÁCIL, ferramenta que reúne todo o conteúdo produzido pela Zênite sobre contratação pública! Veja o que a ferramenta oferece aqui e solicite acesso cortesia para conhecê-la: comercial@zenite.com.br ou pelo telefone (41) 2109-8660.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores