Preços e quantidades de álcool gel em compras públicas na pandemia
Licitação
por Franklin BrasilResumo
Avaliam-se os movimentos de quantidades e preços de álcool gel em compras públicas do governo federal brasileiro, antes e durante a pandemia de Covid-19, considerando a teoria microeconômica da oferta e da procura e os efeitos conhecidos como especulação de preços (price gouging) em situações de crise. Os dados são de 2018 a 2021, totalizando 5.624 compras no sistema Comprasnet, envolvendo aquisições por pregão e por dispensa de licitação. Os resultados demonstram forte correlação com o comportamento previsto pela teoria microeconômica, com elevação abrupta de preços provocada pela explosão da demanda, seguida de redução dos preços a patamares similares ao período anterior à pandemia, mantendo as quantidades em volumes mais elevados.
Os artigos e pareceres assinados são de responsabilidade de seus respectivos autores, inclusive no que diz respeito à origem do conteúdo, não refletindo necessariamente a orientação adotada pela Zênite.
Gostaria de ter seu trabalho publicado no Zênite Fácil e no Blog da Zênite? Então encaminhe seu artigo doutrinário para editora@zenite.com.br, observando as seguintes diretrizes editoriais.