PL nº 249/2022: ampliação da transparência nas contratações públicas

Nova Lei de Licitações

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei nº 249/2022 que institui mecanismos para assegurar a transparência nas contratações da Administração direta e indireta dos três Poderes da União, visando a inclusão de novos dispositivos na Lei nº 14.133/2021, especialmente nos arts. 25, 174 e 175.

O principal objetivo do projeto é resguardar “a transparência aos dados de contratações públicas de modo que a sociedade civil possa monitorar as informações e identificar eventuais irregularidades”.

As novas disposições estabelecem que as informações sobre a modalidade de licitação, a duração prevista do contrato, e os critérios de julgamento e habilitação devem estar presentes de forma clara no edital de licitação e disponíveis no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP).

Além de estabelecer que o Comitê Gestor do PNCP terá dois representantes da sociedade civil organizadas, indicados pelo Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção da Controladoria-Geral da União (CGU), o projeto inclui novas informações sobre as contratações que deverão constar no portal, como base de dados de fornecedores, indicadores sobre contratações e fornecedores, base de dados de editais e de contratos e base de dados de execução financeira de contratações.

A proposta traz, também, novas funcionalidades ao portal, como o “sistema de alerta de indícios de irregularidades e ineficiência nas contratações, através de inteligência artificial e cruzamento de dados”; “canais para o envio de reclamações, denúncia de erros e irregularidades, sugestão de melhorias e outras formas de interação com o público”; e “ferramentas e canais para a participação e o engajamento da sociedade civil no processo de contratações públicas”.

Prevê, ainda, que o PNCP terá um sistema de ouvidoria efetivo, com respostas às demandas recebidas e adoção de medidas, redirecionamento aos órgãos de controle, correção e aperfeiçoamento dos processos licitatórios e realização de investigações formais.

O texto segue em trâmite na Câmara, aguardando análise conclusiva pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) para seguir ao Senado.

Confira a íntegra do PL nº 249/2022 aqui.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores