Nova Lei de Licitações: quem deve instaurar e impulsionar o processo sancionador?

Nova Lei de Licitações

A Lei nº 14.133/2021, no geral, não identifica os agentes especificamente responsáveis pelo impulsionamento dos processos sancionatórios, indicando apenas a competência para a imputação de declaração de inidoneidade (art. 156, § 6º). Dizemos “no geral” porque há duas novidades em relação ao desenvolvimento dos processos sancionatórios.

A primeira, constante do art. 158, relativa à necessidade de constituição de comissão para a condução dos processos voltados à aplicação de impedimento de licitar e contratar e de declaração de inidoneidade.

No âmbito de órgãos/entidades cujo quadros seja formado por servidores estatutários, esta comissão deve ser composta por 2 ou mais servidores estáveis e ficará responsável por avaliar os fatos e circunstâncias conhecidos, intimando o licitante ou o contratado para, no prazo de 15 dias úteis, contado da data de intimação, apresentar defesa escrita e especificar as provas que pretenda produzir.

A segunda, constante do art. 159, referente à condução do processo segundo o rito procedimental e autoridade competente definidos na Lei Anticorrupção nº 12.846/2013, quando as infrações cometidas também forem tipificadas como atos lesivos na forma deste diploma legal. Nesses casos, os atos lesivos serão apurados e julgados conjuntamente, nos mesmos autos, de acordo com o procedimento previsto na Lei Anticorrupção.

Tirando essas 2 disposições, não há disciplina específica na Lei nº 14.133/2021 para orientar a designação dos agentes que deverão compor a comissão para a condução dos processos voltados à aplicação de impedimento de licitar e contratar e de declaração de inidoneidade.

Você também pode gostar

Considerando o Decreto federal nº 11.246/2022, que disciplina a atuação dos agentes na aplicação da Lei nº 14.133/2021 no âmbito da Administração federal direta, autárquica e fundacional, verifica-se o estabelecimento da seguinte competência para os gestores de contratos:

Art. 21. Caberá ao gestor do contrato e, nos seus afastamentos e seus impedimentos legais, ao seu substituto, em especial:

[…]

X – tomar providências para a formalização de processo administrativo de responsabilização para fins de aplicação de sanções, a ser conduzido pela comissão de que trata o art. 158 da Lei nº 14.133, de 2021, ou pelo agente ou pelo setor competente para tal, conforme o caso.

No âmbito do Executivo federal, é possível considerar o gestor do contrato como sendo o servidor responsável pela solicitação de abertura do processo sancionador, de modo que, decidindo a autoridade competente pela sua instauração, promova a designação da comissão para a sua condução, voltada à aplicação de impedimento de licitar e contratar e de declaração de inidoneidade e determine a adoção das medidas pertinentes ao seu regular desenvolvimento.

Uma vez que não há normas gerais a respeito do agente/setor competente para a prática inerente aos atos relativos à instauração, acompanhamento, controle e desenvolvimento do processo sancionador, cabe à Administração disciplinar o assunto internamente, considerando a realidade da sua estrutura para proceder à distribuição de competências relativas a todo o impulsionamento do processo sancionador.

Sendo assim, concluímos que a única exigência que consta da Lei nº 14.133/2021 é de que os processos voltados à aplicação de impedimento de licitar e contratar e de declaração de inidoneidade sejam conduzidos por comissão constituída por 2 ou mais servidores estáveis. Exceção feita a esta condição, entendemos necessário que a Administração defina a questão a sua estrutura funcional, o que, em tese, pode vir a indicar o gestor do contrato como sendo o responsável pela instauração do processo administrativo sancionador e pelo controle dos atos inerentes ao seu desenvolvimento.

Continua depois da publicidade
Seja o primeiro a comentar
Utilize sua conta no Facebook ou Google para comentar Google

Assine nossa newsletter e junte-se aos nossos mais de 100 mil leitores

Clique aqui para assinar gratuitamente

Ao informar seus dados, você concorda com nossa política de privacidade

Você também pode gostar

Continua depois da publicidade

Colunas & Autores

Conheça todos os autores